Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
Em uma das visitas realizadas por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), uma equipe da pasta encontrou o agricultor conhecido por Damião no Sítio Senegal, na zona rural de Mossoró, que iniciou o plantio da Pitaya, uma fruta exótica e muito valorizada no comércio.
De acordo com o gerente executivo da Secretaria de Agricultura, o pequeno produtor terá acompanhamento técnico de engenheiros agrônomos da secretaria para desenvolver o plantio.
“Numa dessas visitas a gente encontrou um agricultor muito interativo, muito experimentador, o senhor Damião da comunidade de Senegal que está trabalhando no cultivo de Pitaya. Com Damião a gente vai ter uma equipe de engenheiros agrônomos que darão apoio técnico no conhecimento técnico específico da cultura da Pitaya”.
Raniere Barbosa salienta que o plantio do fruto é específico para a região semi-árida porque ela necessita de muito sol, apesar também de precisar de muita água para poder frutificar. A cultura é pouco estudada na região. “Ela tem uma importância econômica muito boa para os agricultores. A Pitaya está sendo introduzida e cultivada na nossa região, mas ainda em fase experimental”, explicou.
“A Pitaya serve para o consumo humano. É um fruto muito interessante na alimentação. É uma planta do gênero ialocerus, que é um cacto específico. Ela tem três tipos de variedades. A Pitaya amarela, a vermelha e a vermelha por fora e por dentro a polpa branca”, complementa.
Fonte: PMM
Tags: