Domingo, 26 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 11 Jun 2021 | Redação Bancários pedem inclusão em Plano de Imunização contra Covid-19

Crédito da foto: PMM Vacinação contra a Covid-19 avança em Mossoró

Por Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

Representantes do Sindicato dos Bancários de Mossoró se reuniram com o consultor-geral do município, Humberto Fernandes, para reivindicar a vacinação para todos os bancários de Mossoró e Região o mais rapidamente possível. O encontro aconteceu no Palácio da Resistência, sede do governo municipal.

O coordenador do sindicato apresentou ao consultor-geral documentos para fundamentar o pedido da categoria em ser incluída no plano de imunização contra a Covid-19 e determinar que o Município disponibilize imunizantes para a categoria, que segundo o sindicato, não parou de trabalhar desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Entre os documentos apresentados estão uma nota técnica emitida no final de maio deste ano pelo Ministério da Saúde, que permite que Estados e Municípios que não apresentaram demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderiam pactuar em Comissão Intergestores Biparte (CIB) a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade, gerando o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.

Outro ponto destacado pelos representantes sindicais foi o fato de que há sobra de vacinas destinadas à segunda dose, devido a pouca procura de alguns grupos prioritários beneficiados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). O sindicato ressalta que um pequeno percentual poderia ser destinado à categoria bancária. De acordo com o sindicato dos bancários, o número de funcionários em bancos na cidade gira em torno de 313.

A entidade sindical destacou ainda que os serviços bancários foram incluídos e tratados como essencial, a partir do decreto 10.282 de 20 de março de 2020 pelo Governo Federal, regulamentado pela Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.

O sindicato argumenta que, mesmo assim, os bancários não foram incluídos como prioritários no PNI para receberem a vacina e diz que desde que as vacinas começaram a chegar ao Brasil que tentam incluir a categoria nos planos nacional, estadual e municipal de imunização e execução da vacinação.

A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com o coordenador do sindicato em Mossoró, Assis Neto, sobre o número de bancários contaminados pelo vírus SARS-CoV-2 ou que perderam a vida para a doença. No entanto, o coordenador informou que o sindicato não dispõe desses dados locais.

Segundo ele, o sindicato já tentou por diversas vezes esses números com os bancos, mas que o pedido não foi atendido. Ainda de acordo com Assis Neto, muitos casos de Covid-19 entre os trabalhadores no município estão sendo omitidos do Sindicato.

PEDIDO AO GOVERNO

Em abril passado, a categoria também solicitou ao Governo do Rio Grande do Norte a inclusão da Categoria como grupo prioritário no RN + Vacina.

Tags:

Mossoró
bancários
vacinação
Covid-19

voltar