Até o final da tarde desta segunda-feira, 21, a cidade de Mossoró contabilizava 102.719 pessoas que receberam a primeira dose. Ainda de acordo com o RN Mais Vacina, 39.244 pessoas tomaram as duas doses. Esse número representa 60% do público-alvo convocado até a fase de vacinação atual, que está em 64.923.
No último fim de semana, a segunda maior cidade potiguar aplicou 3.304 doses aplicadas. No sábado passado (19), foram 1.748 doses a título de primeira aplicação. Já no domingo (20), foram registradas no RN Mais Vacina 1.556 doses aplicadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o destaque ficou por conta da utilização em maior quantidade do imunizante da Pfizer. O município aplicou, no sábado, 1.366 doses dessa vacina e outras 1.082 doses no domingo.
Ainda de acordo com a pasta municipal, apenas 45 pessoas compareceram aos pontos de vacinação nestes dois dias para tomar a segunda dose (CoronaVac e AstraZeneca).
O município de Mossoró iniciou no domingo a vacinação de pessoas a partir de 47 anos sem comorbidades. Neste domingo, os profissionais de transporte coletivo rodoviário de passageiros também seguiram sendo vacinados. No sábado, 19, havia sido pessoas de 48 anos sem doença pré-existente.
O avanço se deu em face de novas doses de vacinas que chegaram ao município. Na última sexta-feira (18), Mossoró recebeu 5.346 doses de vacinas para dar seguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19.
ESTIMATIVA
O Governo do Rio Grande do Norte estima vacinar com ao menos a primeira dose toda a população adulta do estado até setembro. Segundo a governadora Fátima Bezerra, estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.
A vacinação contra a Covid-19 no território potiguar começou em 19 de janeiro. Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades foram imunizados. Já a aplicação da primeira dose no público em geral começou há poucos dias em diversas cidades do estado.
Tags: