Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Mossoró recebeu o quantitativo de 7.961 doses e deverá retomar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o encerramento desta edição, ainda não havia nenhuma sinalização sobre a retomada da primeira dose. A remessa enviada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), chegou ao município no final da tarde desta quarta-feira, 21.
A aplicação da primeira dose na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte está suspensa desde o início da semana por conta de toda a carga de 4.550 doses que chegou ao município na última sexta-feira, 16, ter sido aplicada no fim de semana passado. Mossoró está vacinando pessoas de 33 anos sem comorbidades, além de grupos prioritários e segunda doses.
Chegaram a Mossoró 4.145 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, 1.290 da CoronaVac/Butantan, 1.026 da Pfizer e 1.290 doses do Consórcio Covax, via aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros. O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada para permitir o acesso justo e igualitário de vacinas Covid-19 por meio de parcerias com laboratórios.
RIO GRANDE DO NORTE
A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou nesta quarta-feira aos municípios um total de 93.400 doses de vacinas Covid-19 referentes à D1 (primeira dose) das fabricantes AstraZeneca/Covax/Fiocruz, Pfizer, CoronaVac/Butantan e Janssen.
Desse montante, 17.500 são de doses da vacina AstraZeneca/Covax, 15.770 da CoronaVac/Butantan, 12.270 doses da Pfizer, 47.560 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e apenas 50 doses da Pfizer.
As vacinas enviadas nessa remessa complementa o quantitativo referente a uma média estimada de 96% da população da faixa etária de 50 a 59 anos (DATASUS/MS), em todos os municípios do Rio Grande do Norte, sendo possibilitado aos municípios que já tenham contemplado a vacinação para este público avançar na continuidade da vacinação nas faixas etárias seguintes, seguindo o escalonamento de forma decrescente.
Tags: