Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Embora a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) e a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) afirmem que todos os protocolos de biossegurança serão cumpridos, os professores da rede estadual de ensino estão receosos com o retorno das atividades presenciais. A categoria solicitou a retomada das aulas presenciais após a aplicação da 2ª dose do imunizante.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE RN) entrou com um recurso na Justiça solicitando a revogação da decisão que estipula a retomada das aulas presenciais. De acordo com o sindicato, a decisão do relator não julgou o mérito do pedido do SINTE, mas também não atendeu à solicitação de liminar da entidade que requeria a revogação da obrigatoriedade do retorno presencial imediato e o cumprimento do calendário de vacinação e proteção de todos os trabalhadores em educação.
Mesmo com todo o posicionamento contrário dos professores para o retorno das atividades presenciais, neste momento, a Secretaria de Educação relatou que acredita que haverá o retorno dentro da normalidade, sendo este gradual, híbrido e facultativo. “Todas as escolas receberam as orientações e vamos iniciar as atividades no sistema híbrido, nesta segunda, com nossos estudantes”.
Lembra também que desde a última segunda-feira (19) as unidades de ensino estão com atividades presenciais com professores em todo o RN. A 12ª Direc informou que os professores estão desejosos do retorno presencial, mas, ao mesmo tempo, estão temerosos com os riscos e exposição de contágio
Tags: