Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
As expectativas dos comerciantes em torno das vendas durante a Black Friday são grandes, diante do avanço da vacinação e do retorno do consumo por itens considerados não essenciais. Apesar de ser comemorada nesta sexta-feira, 26 de novembro, os lojistas estão se preparando há algum tempo para essa data.
Em alguns casos, empresários dos setores do Comércio e Serviços prepararam uma semana inteira de ofertas e descontos, com o intuito de chamar a atenção do público para a data. Para entender melhor o comportamento do consumidor potiguar, o Instituto Fecomércio RN foi às ruas para saber das intenções de compras para a Black Friday 2021.
De acordo com a pesquisa, 52,8% dos consumidores mossoroenses deverão aproveitar as ofertas de Black Friday. Dentro desse percentual, 48% tem a intenção de comprar apenas um item com desconto, enquanto que 30% informou que pretende comprar três ou mais produtos.
Em relação aos produtos mais procurados pelos consumidores mossoroenses, os eletrônicos são os que lideram a lista, tendo 27,1% da preferência dos entrevistados. Em seguida, vêm os eletrodomésticos, com 25,2% das intenções de compras, as roupas, apontadas como sendo a preferência de 18,4%, os celulares/smartphones/tabletes, que têm 15,8% da preferência.
Os móveis e decorações foram apontados por 10,2% dos consumidores como itens de compra. Já calçados, cosméticos, produtos de informática e alimentos e bebidas juntos somam 20% da intenção de compra dos consumidores que irão aproveitar a Black Friday em Mossoró.
Em relação aos que não pretendem fazer compras, os principais motivos apontados são falta de dinheiro (41,5%), não acreditar nas ofertas da data (25%) e a necessidade de poupar (20,3%). Também foram apontados, porém com menor índice, não fazer compras por impulso (14,8%), desemprego (7,6%) e dívidas (5,9%).
Diferente de outras datas comemorativas tradicionais, a Black Friday é caracterizada pelo consumo não planejado. Segundo mostra o levantamento, mais de 50% dos consumidores potiguares podem comprar caso os descontos oferecidos pelos estabelecimentos durante a campanha sejam atrativos. Ou seja, agem pela oportunidade motivados pelas promoções e descontos.
Além disso, a qualidade do produto, facilidade de pagamento e o bom atendimento também são fatores decisivos no momento da compra. Já sobre os locais escolhidos para compra, 44,7% dos consumidores mossoroenses informou que realizarão a compra no comércio de rua.
Já as compras on-line apresentam uma tendência de crescimento. De acordo com a pesquisa, mais de 40% dos clientes revelaram ter aumentado o consumo pela internet no último ano. Além do preço, os principais fatores que influenciam na hora de realizar compra pela internet são, em ordem de prioridade, frete grátis, prazo de entrega, credibilidade do site/aplicativo, confiança, facilidade do pagamento, conforto e cashback.
Para efetuar a compra, a modalidade cartão de crédito será escolhida por mais 60% dos consumidores, muito em função da praticidade e possibilidade de parcelamento. Ainda assim, quase 95% dos mossoroenses irão fazer pesquisas dos produtos antes de efetivar a compra.
Tags: