Com o tema “Igreja, Comunidade, Casa da Palavra e da Missão”, o bispo diocesano dom Mariano Manzana abriu oficialmente a Festa de Santa Luzia 2021. A cerimônia na noite de sexta-feira, 3, superlotou a área da Catedral. Depois da celebração, teve show do padre Nunes.
O evento sociorreligioso volta a ser presencial depois da suspensão em 2020 em razão da pandemia da Covid-19. A organização da festa está adotando todos os protocolos sanitários, principalmente o uso de máscara e o álcool em gel.
“Pedimos que todas as pessoas que mantenham o uso da máscara de proteção facial. Além disso, há o incentivo para as pessoas se vacinarem nos festejos da nossa padroeira, com estande de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Faremos uma bonita festa, do jeito que Santa Luzia, nossa padroeira, merece", disse o vigário-geral padre Flávio Augusto Forte Melo, coordenadora geral da festa.
Um ponto de vacinação foi instalado ao lado da Catedral de Santa Luzia, que funciona das 15h às 22h, exatamente para incentivar a imunização. As pessoas que ainda não se vacinaram ou que ainda não concluíram o ciclo vacinal, pode ser atendida.
O novenário de Santa Luzia começa no sábado, dia 4, e segue até o dia 12 de dezembro. Durante todos os dias de evento, os fiéis encontrarão a lojinha de Santa Luzia aberta. Nela, é possível comprar artigos religiosos que contam um pouco sobre a história de Santa Luzia. A lojinha funcionará até o dia 13 de dezembro, das 8h às 21h30.
Infelizmente, a pandemia inviabilizou, mais uma vez, a realização de um momento bastante especial e tradicional dos festejos, que é o Oratório de Santa Luzia. Assim como em 2020, neste ano, a programação também não incluirá a encenação da peça teatral que conta a história de vida e morte de Luzia, a Virgem de Siracusa, e sua devoção a Deus.
Programação
O primeiro fim de semana da Festa de Santa Luzia 2021 será marcado por uma intensa programação, que contempla a segunda edição do Leilão da Luz, 14ª Corrida de Santa Luzia e 15ª Cavalgada da Luz. Os eventos foram abertos ontem e seguem neste domingo, 5.
Hoje será realizada a corrida tradicional, com aproximadamente 700 atletas inscritos, número que representa um recorde para o evento. Os competidores irão largar às 5h30, saindo da Catedral de Santa Luzia e percorrendo distâncias de 5 e 10 km.
A 15ª Cavalgada da Luz também acontece no domingo, com concentração às 7h, café da manhã às 7h30 e saída às 8h30 no Pesque e Pague dos Santos, bairro Pintos, reunindo cavaleiros e amazonas que passarão por capelas e igrejas da área pastoral da Sagrada Família. O encerramento contará com a animação do Forró Azunhado, Manoel Marinho Show e Lalauzinho de Lalau.
O objetivo da Cavalgada é agregar aos fiéis devotos, cavaleiros, amazonas, carroceiros e similares, atividades da Festa de Santa Luzia em um clima de comunhão, fé, devoção, respeito e companheirismo.
A imagem de Santa Luzia será conduzida em carroça com tração animal por bairros da zona leste de Mossoró (Rincão, Pintos, Conjunto Universitário, Conjunto Geraldo Melo, Vingt Rosado e adjacências). A movimentação é acompanhada de cavaleiros e amazonas em suas montarias, seguido de carros de som e veículos de apoio da equipe.
Veja a programação deste domingo
2º Dia de Novenário
Tema: “O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” Lc 4, 18
5h30 – XIV Corrida da Luz
Saída: Catedral de Santa Luzia
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h - XV Cavalgada da Luz
Saída: Pesque e Pague dos Santos – Pintos
Chegada: Capela Nossa Senhora Aparecida – Rincão
9h – Noveninha de Santa Luzia – Matriz da Paróquia Sagrada Família
9h - Missa na Catedral de Santa Luzia
11h - Missa na Catedral de Santa Luzia
16h – Novena. Pregador: Professora Me. Zélia Cristina P. Nascimento
17h30 – Palco Luz - Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: Padre Antônio Carlos Dantas - Pe. Carlinhos
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
Tags: