Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
O município de Mossoró anunciou a redução para quatro meses o intervalo para quem tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A pessoa que se enquadra neste período já pode procurar um ponto de vacinação para tomar a dose de reforço.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que o cidadão mossoroense para ter acesso à terceira dose é necessário ser maior de idade, acima de 18 anos, e ter concluído o esquema vacinal há pelo menos 120 dias.
Monitoramento de Vacinação do RN Mais Vacina, portal que acompanha em tempo real a vacinação contra o novo coronavírus no Rio Grande do Norte, apontava até o encerramento desta edição que 31.647 pessoas residentes na segunda maior cidade potiguar receberam a D3.
O número representa 10% da população total do município estimada em mais de 300 mil habitantes. Deste total, 29.917 são de idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. As outras 1.730 são pessoas imunossuprimidas.
Segundo a ferramenta, 20.141 pessoas excederam o prazo de tomar a segunda dose da vacina contra a doença e não finalizaram o ciclo vacinal.
O percentual da população mossoroense parcialmente vacinada estava em 75% e o de totalmente vacinados em 64%.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Ainda de acordo com a pasta municipal, a vacinação contra o novo coronavírus ocorre diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Aos sábados, a vacinação acontece no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, das 8h às 16h. Já aos domingos, a equipe da Saúde se desloca para o Partage Shopping. A vacinação é realizada das 11h às 22h.
Durantes os festejos de Santa Luzia, há um ponto extra instalado por trás da Catedral. O horário de vacinação é das 15h às 22h. No local, a vacinação acontecerá até o dia 12.
A pasta municipal vai disponibilizar hoje (9) dois pontos extras de vacinação. Um deles ficará instalado no Atacadão, em frente ao Partage Shopping, das 8h às 16h. O outro ponto será na Farmácia Betel, localizada à Avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel. A vacinação ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
JANSSEN
A Secretaria de Saúde do município informou ainda que aguarda a chegada de doses da vacina da Janssen. A nova remessa é destinada à aplicação da 2ª dose para quem tomou a dose única do imunizante. Está apto a tomar a 2ª dose que tomou a dose da Janssen há pelo menos dois meses.
O coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima, explicou que a quantidade de doses da vacina que virá para Mossoró não será suficiente para atender a demanda. Neste ponto, a vacinação terá continuidade com o imunizante da Pfizer.
Lima também ressaltou que o município aguarda o envio das doses da Janssen e de uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) para iniciar a administração da vacina para este público. O intercâmbio de vacinas já foi autorizado pelo Ministério da Saúde.
Tags: