Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 16h30 | 23 Dez 2021 | redação MPRN recomenda funcionamento ininterrupto da UTI pediátrica de Mossoró

Ministério Público do Rio Grande do Norte alerta que “caso haja descontinuidade dos serviços, a gestão municipal poderá ser responsabilizada civil e criminalmente, diante de eventual dano à saúde de crianças, usuários do Sistema Único de Saúde.”

Crédito da foto: Cedida UTI pediátrica de Mossoró funciona no Hospital Wilson Rosado

Um dia após o JORNAL DE FATO noticiar que a Prefeitura de Mossoró não renovou o contrato com os médicos que atendem a UTI pediátrica há oito anos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Municipal de Saúde Pública que seja adotada toda e qualquer medida necessária ao funcionamento ininterrupto do serviço.

O MPRN, em sua recomendação, afirma que é preciso evitar a descontinuidade dos serviços ali prestados, sobretudo, com a manutenção, em seus quadros, de profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor as respectivas escalas, em especial a partir de 27 de dezembro de 2021.

Na segunda-feira, 27, serão encerrados os contratos dos médicos habilitados, que atualmente encontram-se desempenhando suas funções na UTI pediátrica de Mossoró. O prefeito Allyson Bezerra decidiu não renovar o contrato, com a intenção de transferir os serviços para outra empresa, de nome ainda não oficializado.

O Ministério Público alerta que “caso haja descontinuidade dos serviços, o Município poderá ser responsabilizado civil e criminalmente, diante de eventual dano à saúde de crianças, usuários do Sistema Único de Saúde.”

A UTI pediátrica está em funcionamento há mais de oito anos, atendendo, em média, 300 pacientes por ano, acolhendo crianças com as mais diferentes enfermidades e ofertando o suporte multiprofissional que estas demandam.

A recomendação ministerial leva em consideração que a unidade é a única presente em Mossoró e região, bem como, que o exercício da atividade médica por profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor a escala é essencial para o funcionamento de uma unidade intensiva pediátrica.

Eventual paralisação abrupta do referido atendimento especializado de UTI, no Município de Mossoró, colocaria em risco a vida de diversas crianças, tendo em vista a ausência do serviço nesse Município e municípios vizinhos.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Mossoró tem um prazo de 48h para se manifestar sobre a recomendação expedida pelo MRN, sob pena de propositura da demanda judicial cabível, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade de quem de direito, nas esferas cível e administrativa.

Acesse a recomendação na íntegra, clicando aqui.

 

Tags:

UTI pediátrica
Mossoró
crianças
Prefeitura de Mossoró
Ministério Público

voltar