Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO
O Rio Grande do Norte alcançou nesta sexta-feira (7) o percentual de 50% da vacinação contra a Covid-19 entre os adolescentes de 12 a 17 anos com as duas doses da vacina tomadas. De acordo com o RN Mais Vacina, portal responsável pelo acompanhamento da vacinação em tempo real no território potiguar, apontava que o número de totalmente vacinados nesta faixa etária passava de 160 mil.
A plataforma informava que até o encerramento desta edição 160.116 adolescentes potiguares tomaram as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. No total, mais de 420 mil doses já haviam sido aplicadas, chegando a 81% do público-alvo, que é de aproximadamente 318 mil pessoas nos 167 municípios.
O quantitativo de 50% dos jovens com duas doses foi alcançado após cinco meses de campanha. O órgão de saúde estadual esclarece que a vacinação iniciou-se, com intercorrências e poucas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, pelas adolescentes grávidas, passando aos jovens com comorbidades ou deficiência permanente, para depois ser liberada para todos entre 12 e 17 anos.
A pasta estadual alerta para o quantitativo de doses em atraso neste público. Segundo a Sesap, passa dos 47 mil adolescentes.
"Cada vez mais a campanha de imunização avança e é importante ir alcançando esses patamares de imunização. Porém, não podemos perder de vista a necessidade de tomar a segunda dose. A vacinação é uma estratégia de proteção coletiva, precisa que todos façam sua parte", ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.
MOSSORÓ
A porcentagem de jovens vacinados com as duas doses contra o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em Mossoró está um pouco acima da registrada em todo o Rio Grande do Norte. A cidade registrava nesta sexta-feira o índice de 52%.
De acordo com o RN Mais Vacina, a segunda maior cidade potiguar estava com 14.572 adolescentes de 12 a 17 anos totalmente vacinados. Receberam a primeira dose 21.077 jovens nesta faixa etária.
ADULTOS
Entre os moradores do RN acima dos 18 anos, a cobertura de vacinação contra a Covid-19 já chegou a 91% com a primeira dose e 83% com a segunda dose. A dose de reforço, que está liberada apenas para os adultos, ultrapassou os 21% do público-alvo no início deste mês.
Ao olhar para a população geral, os percentuais de aplicação das vacinas no estado estão em 84% para a primeira dose e 75% para as duas doses.
Tags: