Terça-Feira, 21 de janeiro de 2025

Postado às 21h00 | 23 Jan 2022 | redação Ginásio Pedro Ciarlini reabre como centro de testagem nesta segunda-feira

Crédito da foto: Arquivo Ginásio Pedro Ciarlini será reaberto nesta segunda-feira, 24

O Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini volta a funcionar como centro de testagem para covid-19 a partir desta segunda-feira, 24. A Prefeitura de Mossoró decidiu reabrir o local em razão do aumento de casos da doença que provocou lotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O objetivo é reforçar o atendimento às pessoas que apresentarem os sintomas relacionados à doença.

O centro de testagem funcionará de segunda a sexta, das 8h às 16h. No local, haverá postos de coleta, área de triagem e atendimento médico para pessoas que testaram positivo para Covid-19. Uma orientação importante é que devem procurar o centro de testagem aqueles que estão com três dias de sintomas.

“A ideia da abertura do centro de testagem aconteceu após conversa com o prefeito Allyson Bezerra, ocasião em que foram mostrados os dados de coleta de exames em nossas três unidades de pronto atendimento” disse a secretária municipal de Saúde, enfermeira Morgana Dantas.

“Nós da Secretaria de Saúde entendemos que precisávamos de uma ação rápida para aliviar os atendimentos nas UPAs, visto que a maioria se referia à testagem. Então, vamos instalar o centro de testagem para fazer essa cobertura voltada à realização dos exames. Dessa forma, a pessoa saberá se está com Covid e, se o resultado for positivo, poderá realizar o tratamento e o isolamento adequado”, declarou.

 

Alerta

Houve recrudescimento da Covid nesse mês de janeiro, impactando a rede hospitalar de Mossoró. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltou a ficar acima dos 80% nos dois hospitais públicos com leitos críticos destinados ao tratamento do novo coronavírus na cidade.

Na sexta-feira, 21, o Regula RN, sistema que acompanha em tempo real a situação dos leitos de UTI - Covid, mostrava que, somados, o Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) e o Hospital Rafael Fernandes (HRF) estavam com apenas três leitos vagos.

A ferramenta apontava que o HMAC tinha apenas um leito disponível. Os outros 9 estavam ocupados com pacientes em tratamento contra a Covid-19. Já no HRF, eram 8 leitos ocupados e dois vagos até o fechamento desta edição.

Verificando o monitoramento do Regula RN ao longo das primeiras três semanas de 2022 (de 1º a 21 de janeiro), o Hospital Rafael Fernandes começou o ano com todos os leitos críticos vagos. Foram seis dias sem nenhum paciente internado na unidade. O período foi de 1º a 6 deste mês. No entanto, entre terça-feira (18) e quinta-feira (20), o hospital que tem 10 leitos para o tratamento da doença no município registrou todos os leitos de UTI ocupados.

Em relação ao Hospital Maternidade Almeida Castro, que tem um anexo com 10 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19, até o dia 11 deste mês o percentual de leitos ocupados chegara somente a 50%. A taxa de ocupação, desde então, vem subindo e na última quinta-feira chegou a 100%.

Morgana Dantas disse que o índice de transmissibilidade da Covid-19 no município está altíssimo. “O índice de transmissibilidade em Mossoró está muito alto. De cada 5, 6 pessoas que vêm fazer o exame 2 ou 3 pessoas já mostram resultado positivo”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, o número de testes realizados atualmente na segunda maior cidade potiguar é bem superior do que o verificado no pico da segunda onda da doença registrada em 2021.

“Estamos aqui para pedir o apoio das pessoas para os cuidados preventivos contra a Covid-19. Falar que no ano passado, no pico da doença, nós chegamos a realizar pouco mais de 500 testes em um dia. Esta semana nós chegamos a realizar mais de 800 testes em um dia só. Até 15 dias atrás, os resultados desses testes não chegavam a 10% de positividade. Agora eles estão chegando a 45%”, disse.

“Nós precisamos ter a consciência de toda a população que precisa participar junto com a gente dessa guerra, porque isso é uma guerra, mas precisamos que a população esteja junto com a gente”, acrescentou.

Tags:

Covid-19
testagem
Mossoró
Ginásio Pedro Ciarlini

voltar