Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 13h35 | 17 Jan 2017 | Cesar Santos Governador do RN revela que sofreu ameaças de membros de facção criminosa

Robinson Faria também revela que o governo investiga possí­vel 'facilitação" nos presí­dios do Estado

Crédito da foto:

Blog do César Santos

O governador Robinson Faria (PSD) recebeu ameaça de líderes da facção criminosa PCC, para recuar o trabalho de fortalecimento da segurança no sistema prisional do Rio Grande do Norte.

As ameaças chegaram à Governadoria através de agentes penitenciários, antes da chacina ocorrida no final de semana na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal.

Foi o próprio governador que confirmou ter recebido ameaças. Em entrevista ao portal de notícias da Globo, em Brasília, o governador afirmou que não se intimidou com as ameaças, nem antes nem depois do episódio sangrento. “Tanto é que entramos lá (Alcaçuz) e retiramos os líderes”, destacou.

O governador também falou sobre a possível facilitação nos presídios para a ação dos grupos organizados. “Como eles tinham armas de fogo, aparelhos de engenharia para quebrar totalmente um presídio? Até a ala de segurança máxima foi quebrada. Não queremos acusar ninguém, mas precisamos investigar”, declarou.

Uma linha de investigação foi aberta pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESED/RN). Inclusive, um preso que fugiu do presídio estadual de Parnamirim, recapturado em seguida, fato ocorrido há duas semanas, revelou que um guariteiro havia recebido R$ 30 mil para facilitar a fuga de detentos.

O guariteiro foi afastado da função para ser investigado. As polícias realizam trabalho em conjunto para detectar uma possível facilitação nos presídios do Rio Grande do Norte.

LEIA MAIS

Maior presídio do RN está sob o comando de presos há quase dois anos

Nova rebelião no presídio de Alcaçuz. O clima é tenso

Morte no presídio do RN foi retaliação por chacina no Amazonas, diz governador

Chefes de facções são transferidos da Alcaçuz

Governo vai pedir aumento do efetivo da Força Nacional no RN

Rebelião no maior presídio do RN provoca o terror com mortes e presos degolados

Rebelião na Alcaçuz deixou 26 mortos, diz governo

Vítimas da chacina de Alcaçuz serão identificadas em 30 dias

Tribunal de Justiça articula esforço concentro para diminuir número de presos provisórios

Tags:

voltar