Por César Santos – Jornal de Fato
O presidente da Assembleia Legislativa e presidente estadual do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, será candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro deste ano, em oposição à candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Ele terá como vice o deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB.
O anúncio oficial da chapa deve ocorre na próxima semana. Os dois partidos estão preparando um evento que ainda não tem data confirmada.
A notícia não é oficial, mas foi definida nos bastidores da sucessão estadual. E o penúltimo capítulo para a confirmação da candidatura de Ezequiel foi protagonizado por ele e Walter Alves, quando anunciaram a aliança entre PSDB e MDB no fim de semana. “A aliança entre os dois partidos fortalecerá nominatas de deputados e também será decisiva para majoritária”, disse a nota oficial do PSDB.
O ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho (MDB), pai de Walter, informou que estava decidida a chapa Ezequiel/Walter. E setores da oposição completaram a notícia, afirmando que o ministro Rogério Marinho (PL) completará a chapa como candidato a senador.
Walter Alves, por sua vez, escreveu na sua conta do Instagram: “Em reunião realizada hoje (20) com o presidente do PSDB-RN, @depezequielrn, tomamos a decisão de caminharmos juntos nas Eleições deste ano. Parceria forte em prol do Rio Grande do Norte. Agradeço a confiança do amigo Ezequiel.”
Como Ezequiel Ferreira não se posicionou de público e o PSDB alertou recentemente que “quem fala por Ezequiel é Ezequiel”, a governadora Fátima e o PT optaram pelo silêncio e ainda tratam o presidente da Assembleia Legislativa como um aliado político e administrativo. Ezequiel tem o controle da Secretaria de Agricultura e de outros cargos no governo.
O chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, que é o articulador de alianças em prol do projeto de reeleição da governadora, disse que Fátima Bezerra não recebeu comunicado sobre candidaturas de Ezequiel Ferreira e de Walter Alves, e que espera que a relação política seja tratada com respeito, sinceridade e franqueza.
“Até o momento não fomos comunicados pelos deputados, ambos presidentes dos seus respectivos partidos, que essa seria a chapa da oposição. Portanto, não fomos informados da interrupção do diálogo que estamos, ou estávamos, mantendo. Entendo que respeito, sinceridade e franqueza são essenciais entre interlocutores para haver credibilidade no diálogo e é isso que aguardamos”, disse Raimundo Alves em entrevista a uma emissora de Natal.
Uma conversa definitiva entre Ezequiel e Fátima Bezerra, nesta semana, deve selar a relação política entre ambos – unidos ou adversários.
MDB e PSDB foram os partidos mais vitoriosos em 2020 no RN
MDB e PSDB foram os partidos mais vitoriosos nas eleições municipais de 2020, elegendo o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Além disso, os tucanos têm a maior bancada na Assembleia Legislativa e, claro, a presidência da Casa com Ezequiel Ferreira de Souza.
Os dois partidos – juntos - elegeram candidatos em 70 dos 167 municípios do RN. MDB teve 39 prefeitos eleitos e o PSDB, 31, contando com a reeleição de Álvaro Dias, na capital do estado, que ganhou ainda no primeiro turno com mais de 60% dos votos.
Além de Natal, o PSDB ganhou prefeitos como Areia Branca, na região da Costa Branca; Caicó, no Seridó; Santa Cruz, no Trairi e Nísia Floresta e Bom Jesus, na região metropolitana. Já o MDB venceu em municípios com grande potencial eleitoral como Apodi, no Médio Oeste; São José de Mipibu, na Grande Natal, e Nova Cruz, no Agreste, entre outras.
O PSDB e MDB também fizeram um acordo para as chapas proporcionais. O PSDB articula uma nominata de 25 nomes fortes que concorrerão à Assembleia Legislativa. Já o MDB está fechando nove nomes de peso para garantir até duas vagas de deputado federal nas eleições deste ano.
Tags: