Blog do César Santos
O MDB do Rio Grande do Norte emitiu nota, nesta terça-feira, 22, negando a informação de que negaria a legenda para o ex-deputado federal Henrique Alves ser candidato nas eleições deste ano. Segundo o partido, qualquer cidadão filiado ao MDB, inclusive Henrique, terá a legenda para ser candidato.
A nota assinada pelo presidente estadual, deputado federal Walter Alves, e pelo ex-senador Garibaldi Filho (veja na íntegra ao final da matéria), é mais um capítulo da arenga político-familiar. Os primos não se estendem desde as eleições 2018, quando Walter acusou Henrique de tentar prejudicar a sua reeleição. Henrique nega.
Mais recentemente, Garibaldi Filho disse que estava encerrada a sua relação política e familiar com Henrique, depois de quatro décadas caminhando e lutando juntos no Rio Grande do Norte. Garibaldi não entrou em detalhes, mas é de público o motivo do rompimento: a desavença entre Walter, filho de Garibaldi, com Henrique Alves.
Nesta terça-feira, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, de Natal, Henrique sugeriu que estaria escanteado pelo MDB e disse que não há qualquer diálogo com os dirigentes do partido, em referência a Walter e Garibaldi: “Nem sequer tem a gentileza de me informar a nominata que está sendo construída para a eleição da Câmara dos Deputados”, disse o ex-deputado.
Henrique fez críticas a forma como o MDB está conduzindo o projeto eleitoral de 2022. “Leio e apenas por leitura, que o MDB ora pretendia ter o vice na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), agora o vice é de oposição à governadora. O MDB não é isso, não e assim, ora ai, ora acolá, tem toda uma linha pela democracia, pelo respeito aos adversários num clima de fraternidade e legítimo respeito”, comentou.
Henrique Alves disse que não pretende sair do MDB, mas ele tem convite para ser candidato a deputado federal pelo PSB. O ex-deputado diz que vai tomar uma definição no penúltimo dia da "janela partidária", 1o de abril.
A nota do MDB na íntegra:
“O diretório estadual do MDB-RN informa que, em respeito à democracia e pluralidade, o partido está aberto à pré-candidatura de qualquer cidadão que esteja alinhado às diretrizes do MDB.
Em nenhum momento, o diretório do MDB-RN cogitou a possibilidade de “não dar legenda” ao ex-ministro Henrique Alves.
O MDB-RN informa ainda que, sob a liderança de Garibaldi Filho – político com mais de 50 anos de vida pública –, a sigla permanece como o maior partido do Rio Grande do Norte e elegeu, em 2020, o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no estado.
Walter Alves e Garibaldi Filho
Presidente e vice-presidente do MDB-RN.”
Tags: