Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 08 Jun 2022 | redação Coluna César Santos: Lula e Bolsonaro cumprirão agenda no RN dias 16 e 17

Crédito da foto: Ilustrativa Presidente Jair Bolsonaro e ex-presidente Lula estarão no RN

AGENDA ELEITORAL NO RN

O Rio Grande do Norte vai receber os dois principais pré-candidatos à Presidência do Brasil na próxima semana. O ex-presidente Lula (PT) cumprirá agenda na quinta-feira, 16, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcará no dia seguinte, sexta-feira, 17.

Lula participará ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) da abertura da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal. O evento é iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora do RN, e realizado por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEDRAF), Emater-RN e Fundação José Augusto (FJA).

Trata-se de um evento grandioso onde Lula e Fátima estarão com representantes de 150 cooperativas de todo o Nordeste, 500 expositores e a previsão da presença de 10 mil pessoas durante os dias da feira.

O objetivo principal é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, principal bandeira dos estados que fazem o Consórcio Nordeste. Além disso, a Feira visa proporcionar o intercâmbio de políticas públicas envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e a comercialização; e oferecer formação, com palestras, oficinas e cursos sobre acesso à terra, sistemas agroalimentares, produção de alimentos saudáveis e agroecologia.

O Governo do RN investiu R$ 640 mil em toda a promoção da Fenafes. Os recursos foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE).

Já o presidente Bolsonaro terá a companhia do ministro das Comunicações, Fábio Faria (Progressistas), na solenidade de lançamento do Programa Internet Brasil, um dos carros-chefe da pasta de Fábio. O evento acontecerá na Praça Mãe Peregrina, em Pitimbu, zona sul de Natal. Ou seja, Bolsonaro estará com o povão.

Os dois eventos são de agenda administrativa, mas terão temperatura eleitoral. Na presença de Lula, Fátima Bezerra estará com seus companheiros de chapa: deputado federal Walter Alves (MDB), pré-candidato a vice-governador, e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), pré-candidato a senador. O senador Jean Paul Prates, que será o primeiro suplente de senador da chapa, também estará presente.

No palanque de Bolsonaro, a chapa – ainda incompleta – da oposição se fará presente. O ex-ministro e pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL) estará junto do ex-vice-governador e pré-candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade).

No Rio Grande do Norte, o ex-presidente Lula tem ampla vantagem sobre o presidente Bolsonaro, conforme as pesquisas registradas e divulgadas até aqui. O RN segue tendência dos outros oito estados nordestinos, onde a maioria dos eleitores se mostra favorável ao ex-presidente.

 

FRASE

“Tenho certeza que vamos caminhar juntos”

ROGÉRIO MARINHO – Pré-candidato a senador sobre o apoio do prefeito Allyson Bezerra

 

TESTARAM POSITIVO

O ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho (MDB) testou positivo para Covid-19. A sua mulher, dona Denise, também foi diagnosticada com a doença. Os dois estão com sintomas leves e isolados em casa. Em razão disso, Garibaldi suspendeu a agenda de pré-campanha a deputado federal. Quem também está se recuperando da Covid é o deputado Beto Rosado, presidente do Progressistas do RN.

 

QUARTA ONDA

O RN está sob ameaça de uma quarta onda da Covid-19. O número de casos confirmados vem aumentando desde o final de maio, embora, nesse momento, ainda não tenha impactado a rede pública hospitalar. Por isso, o Governo do Estado voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e que as pessoas completem esquema vacinal com as doses de reforço.

 

DIA D

A juíza Anna Isabel de Moura Cruz, da Vara da Infância e da Juventude, decide hoje sobre o pedido de suspensão dos shows de Wesley Safadão e Xand Avião no Mossoró Cidade Junina. A magistrada vai tentar um acordo entre o Ministério Público, autor do pedido, e a Prefeitura, em audiência marcada para as 8h30.

 

CANETA NA MESA

O acordo entre MP e Prefeitura é viável. Basta o prefeito Allyson Bezerra assumir compromisso de convocar concurso público para contratar professores especializados em educação de alunos com necessidades especiais. É o que pede a ação patrocinada pela 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró.

 

SOB ORDEM

A bancada governista aprovou a LDO 2023 cortando 70% dos recursos destinados para ações sociais, por meio de emendas impositivas, sob protesto. As ONGs e outras entidades protestaram, em vão. Prevaleceu a ordem dada pelo prefeito Allyson Bezerra (SDD). Os prejuízos são enormes.

 

JUDICIALIZAÇÃO

A bancada de oposição avisou que vai judicializar a LDO 2023 tão logo seja sancionada pelo Executivo. Justifica que o projeto aprovado fere a Constituição Federal e o regimento da Casa, ao deixar livre apenas 30% das emendas impositivas.

 

É NOTÍCIA

1 - Os servidores da unidade do IFRN de Mossoró decidem nesta quinta-feira, 9, sobre adesão à greve nacional contra o governo Bolsonaro. Também luta por reajuste salarial de 19,99%.

2 - A potiguar Antônia Silva, de Riacho de Santana, segue firme na Seleção Brasileira Feminina. A zagueira está entre as convocadas pela técnica Pia Sundhage para a Copa América 2022, que vai disputar a Copa América, na Colômbia, em junho.

3 - A rede hoteleira de Mossoró registrou 100% de ocupação no fim de semana do Pingo da Mei Dia e está otimista com reservas para os dias de shows do Cidade Junina, que começam nesta quinta, 9.

4 - O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira,7, a recomendação do PPI que inclui a Petrobras em estudo para privatização. A partir daí, o presidente Bolsonaro terá que editar um decreto para oficializar a entrada da estatal no plano de privatização.

5 - O presidente Bolsonaro descartou reajuste para os servidores neste ano. O reajuste linear de 5%, que vinha sendo estudado, provocaria um impacto de quase R$ 7 bilhões, o que exigiria cortes em vários ministérios e atrapalharia o funcionamento do País.

Tags:

Coluna César Santos
Lula
Bolsonaro
RN

voltar