RN terá uma semana política bem movimentada com a visita dos principais concorrentes às eleições presidenciais deste ano. O ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro , nessa sequência, cumprirão agenda em Natal com eventos públicos
Por César Santos – Da Redação
O Rio Grande do Norte terá uma semana política bem movimentada com a visita dos principais concorrentes às eleições presidenciais deste ano. O ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), nessa sequência, cumprirão agenda em Natal com direito a eventos públicos. Lula e Bolsonaro polarizam a disputa pela Presidência da República, conforme todas as pesquisas divulgadas até aqui.
Quem primeiro desembarcará em Natal é o pré-candidato do PT, na quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi. Lula será recebido pela militância do partido e apoiadores no Estado, na Arena das Dunas, às 16h. O encontro será aberto ao público.
A militância planeja realizar um evento com grande participação popular, no sentido de abafar a visita do concorrente Bolsonaro, que acontecerá no dia seguinte. A escolha da Arena das Dunas para sediar o evento popular pode oferecer a dimensão do encontro. Caravanas de todo o Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, como Paraíba e Ceará, são esperadas.
Depois da Arena das Dunas, Lula visitará ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT) a 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), no Centro de Convenções, na Via Costeira da capital potiguar. Trata-se de um evento grandioso onde Lula e Fátima estarão com representantes de 150 cooperativas de todo o Nordeste, 500 expositores e a previsão da presença de 10 mil pessoas durante os dias da feira.
O objetivo principal da feira é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste – PAS/NE, principal bandeira dos estados que fazem o Consórcio Nordeste. Além disso, a Feira visa proporcionar o intercâmbio de políticas públicas envolvendo governos e movimentos sociais; fortalecer o cooperativismo solidário e a comercialização; e oferecer formação, com palestras, oficinas e cursos sobre acesso à terra, sistemas agroalimentares, produção de alimentos saudáveis e agroecologia.
O Governo do RN investiu R$ 640 mil em toda a promoção da Fenafes. Os recursos foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE).
Já o presidente Bolsonaro desembarcará em Natal na sexta-feira, 17. Ele terá a companhia do ministro das Comunicações, Fábio Faria (Progressistas), na solenidade de lançamento do Programa Internet Brasil, um dos carros-chefes da pasta de Fábio. O evento acontecerá na Praça Mãe Peregrina, em Pitimbu, zona sul de Natal. Ou seja, Bolsonaro estará com o povão.
Os dois eventos, de Lula e de Bolsonaro, elevarão a temperatura eleitoral no Rio Grande do Norte. Na presença de Lula, Fátima Bezerra estará com seus companheiros de chapa: deputado federal Walter Alves (MDB), pré-candidato a vice-governador, e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), pré-candidato a senador. O senador Jean Paul Prates, que será o primeiro suplente de senador da chapa, também estará presente.
No palanque de Bolsonaro, a chapa – ainda incompleta – da oposição se fará presente. O ex-ministro e pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL) estará junto do ex-vice-governador e pré-candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade).
Nas eleições de outubro, Lula e Bolsonaro vão disputar os votos de 2,554 milhões dos eleitores potiguares, que correspondem a 1,67% do país. O ex-presidente tem ampla vantagem sobre o atual presidente no estado, conforme as pesquisas de diferentes institutos. O RN segue tendência dos outros oito estados nordestinos, onde a maioria dos eleitores se mostra favorável ao retorno de Lula ao poder.
Tags: