Por César Santos / Jornal de Fato
O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) estreou como novo membro da bancada governista em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira, 15. Ele elogiou a governadora Fátima Bezerra (PT) pela atuação do governo de enfrentamento aos ataques criminosos que abalaram o estado no início desta semana.
“Foi uma resposta rápida”, afirmou, fazendo referência às medidas adotadas pelo governo, como a ocupação das forças de segurança em todas as regiões do Estado e a chegada dos agentes da Força Nacional, solicitada pela governadora ao ministro da Justiça, Flávio Dino.
Muito mais do que o reconhecimento às ações do governo, Neilton Diógenes estabeleceu a sua nova posição política. O parlamentar passa a fazer parte da bancada governista, aumentando o bloco de sustentação político-administrativa da governadora Fátima. Por gravidade, ele passa a ser “peça nula” no bloco de oposição que tem os deputados Coronel Azevedo (PL) e Adjuto Dias (MDB) e a deputada Terezinha Maia (PL).
A adesão de Neilton ao governo havia sido noticiada pelo Jornal de Fato, edição de segunda-feira, 14, quando registrou que o deputado ganhou o controle do Hospital Regional “Hélio Marinho”, em Apodi, a sua principal base eleitoral. Ele emplacou na direção geral da unidade a enfermeira Raquel Gurgel.
Enfermeira Raquel Gurgel assumiu a direção do Hospital Regional de Apodi (Reprodução)
A mudança no Hélio Marinho provocou a reação do prefeito Alan Silveira (MDB), que apoiou a reeleição da governadora Fátima, e vê agora o equipamento ficar sob o controle de um adversário. Ele reclamou com o vice-governador Walter Alves, líder do MDB estadual, mas ouviu que os cargos da saúde são da cota da governadora e ela não abre mão de fazer as escolhas.
Neilton Diógenes foi vice-prefeito de Alan, em chapa eleita no pleito de 2020, mas os dois romperam a parceria política quando o prefeito não aceitou apoiar a candidatura do vice a deputado estadual em 2022. Neilton construiu seu próprio projeto e criou as condições para se eleger deputado.
Agnaldo do PT
Ao se transferir para a base governista, Neilton Diógenes estabelece um novo cenário à sucessão municipal de Apodi. Ele pode se aliar ao PT para fortalecer uma candidatura contra um nome que será apoiado pelo prefeito Alan Silveira. Daí, a possibilidade de Neilton formar parceria com Agnaldo Fernandes, ou “Agnaldo do PT”, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2020.
Não há sinais, ainda, de que Neilton aceita apoiar Agnaldo, mas essa possibilidade ganha força no novo ambiente político que o deputado passa a frequentar. Outro cenário, também possível, é do próprio Neilton ser candidato a prefeito, com apoio do PT.
Tags: