POLÍTICA QUENTE NO ALTO OESTE
A impressão que tem em Pau dos Ferros, a mais importante cidade do Alto Oeste, é que o processo da sucessão municipal saiu dos bastidores e chegou às ruas. Uma série de eventos tem ocorrido envolvendo os grupos situacionista e de oposição, inclusive, com novas posições assumidas por personagens da política local.
O ponto de partida é que a disputa está desenhada entre a prefeita Marianna Almeida (PSD), candidata natural à reeleição, e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil), que não esconde o desejo de retomar o poder municipal. Dessa forma, 2024 pode repetir a disputa de 2020, quando Marianna venceu Leonardo.
A prefeita acelerou os passos no fim de semana. Ela celebrou o aniversário na tradicional feira livre da cidade, com abraços, apertos de mão, discurso e distribuição de lanche. No meio do povo, Marianna se acompanhou do ex-prefeito Nilton Figueiredo, com quem firmou aliança política em 2020.
A aparição ao lado de Nilton encerra as especulações de que Marianna estaria distanciada do aliado, que é considerado uma das maiores lideranças individuais do Alto Oeste potiguar.
Dessa forma, Marianna Almeida mantém o palanque com Nilton e com o ex-prefeito Fabrício Torquato, considerado o mentor de sua carreira política. Foi Fabrício que indicou Marianna em 2020 e participou ativamente das negociações e do palanque eleitoral vitorioso. Fabrício é filho da ex-vice-prefeita Maria Rêgo Torquato.
A base política da prefeita, porém, sofreu uma baixa. O vice-prefeito Renato Alves decidiu romper politicamente e caminha para reforçar a oposição. Ele leva junto o irmão vereador Reginaldo Alves.
Renato, inclusive, pretende dar uma mostra que pode fortalecer a oposição. Ele convidou o ex-prefeito Leonardo Rêgo para participar do almoço que oferecerá ao deputado federal João Maia (PL), marcado para o próximo domingo, 2.
O convite a Leonardo faz parte de uma aproximação política que pode se materializar nas eleições 2024, inclusive, os mais apressados falam que Renato poderá ser o companheiro de chapa de Leonardo. Da parte do ex-prefeito não há resistência.
Leonardo precisa somar para se restabelecer politicamente. Ele sabe disso. Daí, tem procurado ampliar o diálogo, inclusive, com os contrários de sua terceira gestão na Prefeitura de Pau dos Ferros. Vale lembrar que o ex-prefeito vem de dois insucessos consecutivos: a derrota para Marianna em 2020 e o fracasso da candidatura a deputado federal em 2022.
No pleito municipal passado, Marianna Almeida disputou a Prefeitura de Pau dos Ferros pela primeira vez, sendo eleita com 8.604 votos (54,22% dos votos válidos). Leonardo Rêgo, que era o prefeito e candidato à reeleição, terminou em segundo lugar, com 7.094 votos (44,71%).
A disputa pela Prefeitura teve um terceiro candidato, Dr. Salismar Correia (Solidariedade), com votação sofrível: 170 votos (1,07%).
FRASE
“O Estado, com as forças de segurança, vai continuar trabalhando para garantir a ordem”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
TÚNEL DO TEMPO
Nesta data, em 1994, Luiz Inácio Lula da Silva fazia a tradicional descida da Avenida Presidente Dutra, em Mossoró. Comandando a carreata por várias e avenidas para propagar a sua pré-candidatura à presidência da República. A parada final ocorreu no "Largo do Jumbo", hoje Ginásio Pedro Ciarlini, com discursos. Naquele ano, Lula perdeu a disputa para o tucano FHC, o "pai" do Real.
PASTO
As casas de pasto de Brasília se prepararam para receberem prefeitos de todo o Brasil, que começaram a desembarcar na capital federal nesta segunda-feira, 27. A tradicional Marcha dos Prefeitos também oxigena a noite da capital federal. Além do lazer, os gestores municipais vão discutir o pacto federativo, a reforma tributária e esperam a liberação de R$ 3 bilhões da União para os municípios.
EM NEGOCIAÇÃO
A governadora Fátima Bezerra (PT) recebe hoje o comando de greve dos professores, para negociar a implantação do novo piso salarial. Vai dizer que o governo só terá condições de pagar de forma parcelada. O entendimento não será fácil porque a categoria não aceita parcelamento do reajuste de 14,95%, conforme a lei.
SEM NEGOCIAÇÃO
Em Mossoró, a greve dos professores segue sem solução. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) não vai pagar o reajuste de 14,95%, nem admite negociar. Já os professores afirmam que só retornam ao trabalho mediante cumprimento da lei. A greve atinge mais de 8 mil alunos.
ESTADO X CRIME
As forças de segurança do RN, com apoio da Força Nacional, estão dando resposta à altura ao crime organizado. Já são quase 270 prisões de suspeitos de ataques criminosos, sendo que 57 foram feitas só nesta segunda-feira, 27. Por consequência, o estado está restabelecendo a ordem, como deve ser sempre.
SONRISAL
A malha asfáltica de Mossoró está se desmanchado feito sonrisal. Os bairros da periferia são os mais atingidos. Na Nova Mossoró, quase impossível transitar com a buraqueira, assim como no Alto das Brisas e parte da Rio Branco, no Santo Antônio.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2004, os moradores de Passagem de Pedras ganhavam a Área de Lazer "Pedro Vieira da Costa Xavier". Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - O restaurante Tchê foi escolhido pela Prefeitura de Mossoró para administrar a Praça da Convivência, em processo nebuloso e que certamente vai provocar o Ministério Público e parar nas barras da Justiça. O Jornal de Fato está apurando o caso.
3 - Fim de semana sem graça, com a partida de Jucas Chaves, aos 84 anos. O "Menestrel Maldito" ganhou o respeito, admiração e aplausos dos brasileiros com o seu nome inteligente e crítico.
4 - Mossoró tem quase 28 mil pessoas que se encaixaram na Tarifa Social de energia elétrica, mas ainda não inscritas. Os dados são da Neoenergia Cosern, que encerrou 2022 com mais de 400 mil pessoas atendidas pelo programa. Inscrições estão abertas.
5 - O Ministério Público Estadual (MPRN) abriu seleção para preenchimento de cargos temporários nas áreas de Serviço Social e Psicologia em Mossoró. A remuneração oferecida é de R$ 5.185,70 mais benefícios. Inscrições estão abertas no site do MP e seguem até dia 4 de abril
Tags: