Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 11h45 | 10 Mai 2023 | redação Tony Fernandes assume liderança da oposição na Câmara de olho na sucessão municipal

Vereador é convencido que a liderança da bancada oposicionista na Câmara pode ser importante para um possível projeto de disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições 2024. Ele, no entanto, não assume o projeto de público. A oposição se fortalece

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Vereador Tony Fernandes com os colegas Omar Nogueira e Carmem Júlia

Por César Santos / Jornal de Fato

Oposição organizada, responsável e combativa. É assim que o vereador Tony Fernandes (Solidariedade) entende que deve ser a atuação da oposição à gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na Câmara Municipal de Mossoró. Ele assumiu a liderança da bancada oposição, com anúncio feito nesta terça-feira, 9. O posto estava sem titular desde o fim de abril, quando o vereador Francisco Carlos (Avante) concluiu a sua missão no cargo.

No primeiro momento, Tony Fernandes resistiu a aceitar a indicação dos seus colegas de bancada e chegou-se até cogitar que Omar Nogueira (Patriota) assumiria o cargo, por seu um dos mais combativos no plenário da Câmara. No entanto, Fernandes foi convencido que a liderança da bancada oposicionista pode ser importante para um possível projeto de disputar a Prefeitura nas eleições 2024.

Apesar de filiado ao mesmo partido do prefeito Allyson, o novo líder é visto como um dos quadros da oposição capaz de formar um palanque forte para as eleições majoritárias do próximo ano. Tony Fernandes rompeu politicamente com o prefeito no início de 2022, após ser preterido pelo grupo governista para ser candidato a deputado estadual. Allyson optou pelo ex-vereador Soldado Jadson (Solidariedade), que fracassou nas urnas.

Tony Fernandes não saiu só da base de sustentação política de Allyson. Acompanharam a sua decisão os vereadores Paulo Igo (Solidariedade), Omar Nogueira, Isaac da Casca (MDB), Carmem Júlia (MDB) e Lamarque Oliveira (PSC), que formaram o bloco “Diálogo e Respeito”. O bloco sofreu apenas uma baixa desde formado, Lamarque, que voltou para a bancada governista. E é exatamente esse bloco que sustenta o discurso da oposição no plenário da Câmara Municipal.

Cumprindo o primeiro mandato, com perfil da nova política, Tony Fernandes deseja ser candidato a prefeito nas próximas eleições, embora não assuma esse projeto de público. Ele atua próximo do vereador Pablo Aires (PSB), líder do bloco PT/Progressistas, que é outro jovem político em ascensão. Os dois não descartam um projeto eleitoral em conjunto, mas também não confirmam se desejam formar chapa majoritária.

Tony Fernandes assume a liderança da bancada oposicionista com discurso firme de quem pretende confrontar a gestão municipal com críticas e ideias. Segundo ele, será uma conduta de oposição responsável, mostrando os problemas da cidade e as soluções. “O diálogo deve existir na busca de resolução de problemas para o bem da população mossoroense”, afirma.

 

Câmara passa a contar com sete blocos e duas bancadas de vereadores

A oposição sinaliza que está decidida a sair do marasmo para assumir o seu espaço dentro do processo da sucessão municipal 2024. Além de definir o novo líder, Tony Fernandes (Solidariedade), também criou novo bloco para ampliar o direito à voz no plenário da Câmara Municipal de Mossoró.

“A Voz do Povo” tem como líder o vereador Omar Nogueira (Patriota) e o vice-líder Isaac da Casca (MDB). Conforme o regimento interno da Casa, uma das prerrogativas da liderança do bloco parlamentar é a possibilidade de fala durante as sessões em tempo predeterminado.

Com o novo bloco, a oposição procura equilibrar a ocupação de espaço nas sessões plenárias, uma vez que o governo tem o maior número de vereadores - 16 dos 23 que compõem a Casa -, e que foram distribuídos em quatro blocos, exatamente para ter maior tempo de voz.

Agora, a Câmara passa a contar com duas bancadas (governo e oposição) e sete blocos, sendo quatro governistas e três oposicionistas. Os oposicionistas entendem que o equilíbrio de forças no plenário da Casa será importante para exercer a missão de confrontar a gestão do prefeito Allyson Bezerra.

 

Veja quem são os líderes de bancadas e blocos na Câmara de Mossoró

Bancada do Governo:

Líder: Genilson Alves (Pros)

Bancada de Oposição:

Líder: Tony Fernandes (SDD)

 

Bloco PSD/Podemos:

Líder: Raério Araújo

Vice-Líder: Wiginis do Gás

 

Bloco Independentes:

Líder: Zé Peixeiro

Vice-Líder: Didi de Arnor

 

Bloco PT/Progressistas:

Líder: Pablo Aires

Membro: Marleide Cunha

 

Bloco “Diálogo e Respeito”:

Líder: Paulo Igo (SDD)

Membro: Carmem Júlia (MDB)

 

Bloco Parlamentar

Líder: Lucas das Malhas (MDB)

Membro: Edson Carlos (Cidadania)

 

Bloco Parlamentar “Fé e Ação”

Líder: Lamarque Oliveira (PSC)

Membro: Costinha (MDB)

 

Bloco Parlamentar “A voz do Povo”

Líder: Omar Nogueira (Patriota)

1º Vice-Líder: Isaac da Casca (MDB)

Tags:

Mossoró
Câmara Municipal
politica
eleições

voltar