Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 03 Ago 2023 | redação Presidente Lula no RN reafirma parceria com a governadora Fátima Bezerra

Presidente vem reafirmar ao estado que a governadora Fátima Bezerra tem as portas abertas na Esplanada dos Ministérios para celebrar as parcerias que o Rio Grande do Norte precisa e reafirmar a aliança administrativa prometida na campanha de 2022

Crédito da foto: Reprodução Governadora Fátima Bezerra e o presidete Lula são companheiros políticos históricos

Por César Santos / Jornal de Fato

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Rio Grande do Norte, na segunda quinzena de agosto, mais do que o lançamento do programa Água para Todos, tem um gesto político importante. Ele vem dizer ao estado que a governadora Fátima Bezerra (PT) tem as portas abertas na Esplanada dos Ministérios para celebrar as parcerias que o RN precisa e reafirmar a aliança administrativa prometida na campanha eleitoral de 2022.

O discurso da governadora durante a campanha pela reeleição, ainda presente na memória, afirmava que com Lula na Presidência da República ela teria acesso ao Governo Federal, diferentemente do que ocorreu nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PT). De fato, entre 2019 a 2022, o RN recebeu investimentos do governo Bolsonaro, mas a parceria não foi feita via Governo do Estado.

O cenário mudou. Desde que Lula assumiu a Presidência, a governadora Fátima já teve acesso a todas as pastas do primeiro escalão, principalmente aquelas que têm recursos para áreas vitais como Desenvolvimento Regional, Transporte, Portos e Aeroportos, Saúde e Educação. Um dos exemplos é o lançamento do projeto de duplicação da BR-304 que será feita pelo ministro Renan Filho, do Transportes, no próximo dia 11. Na oportunidade, o ministro também anunciará parceira para investimentos na recuperação da malha viária estadual.

Nesta semana, a governadora cumpriu mais uma agenda em Brasília, com audiências em vários ministérios no gabinete do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. Foi ele que confirmou a presença de Lula no Rio Grande do Norte agora em agosto.

A governadora entregou ao ministro a relação de obras prioritárias para inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o governo federal vai lançar no dia 11 deste mês, no Rio de Janeiro. "Estamos alinhando as prioridades do governo do Rio Grande do Norte, lembrando que elas versam sobre segurança hídrica, infraestrutura rodoviária (duplicação da BR-304), a questão da Saúde (novo hospital de trauma) e mobilidade urbana", afirmou.

"O presidente me pediu para agilizar a visita dele ao Rio Grande do Norte para o lançamento do programa nacional Água para Todos. Isso deve ocorrer no final de agosto”, disse o ministro Rui Costa.

 A nova versão do Água para Todos reunirá todos os investimentos voltados para melhoria da infraestrutura hídrica, desde a questão dos reservatórios para armazenamento e distribuição de água, recuperação de rios e mananciais, até obras de esgotamento sanitário.

 

RN deu vitória expressiva a Lula e Fátima em 2022

O Rio Grande do Norte foi um dos estados que deu a maior vitória a Lula nas eleições 2022, com votação expressiva nos dois turnos. O eleitor potiguar também decidiu renovar o mandato da governadora Fátima Bezerra ainda no primeiro turno das eleições.

No segundo turno, Lula venceu com 65,10%, tendo um total de 1.326.785 de votos computados, enquanto o então presidente Jair Bolsonaro (PT) teve 34,90%, com 711.381 votos.

Além disso, petista ficou em primeiro lugar na votação em 166 das 167 cidades do Rio Grande do Norte no segundo turno das eleições. Em Parnamirim, única cidade que Bolsonaro venceu, ele teve 53,67% (60.389 votos) contra 46,33% de Lula (52.136 votos).

Em Natal, maior colégio eleitoral do estado, Lula venceu com 52,96% (246.881votos) contra 47,04% de Bolsonaro (219.306 votos). Em Mossoró, segunda maior cidade, Lula teve 63,31% (95.281 votos) contra 36,69% (55.207 votos) de Bolsonaro.

Já Fátima Bezerra renovou o mandato com votação histórica no primeiro turno das eleições. Ela recebeu 1.066.496 votos, ou 58,31% dos válidos, à frente do ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), com 406.461 votos (22,22%), e do senador Styvenson Valentim (Podemos), com 307.330 votos (16,80%).

Fátima teve a maior votação para o cargo na história do Rio Grande do Norte - superou a marca de 1.022.910 votos que era dela, em 2018, na disputa do segundo turno.

Tags:

RN
governo
presidente
política
administração

voltar