COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO
A sucessão municipal de Pau dos Ferros está desenhada: a prefeita Marianna Almeida (PSD) será candidata à reeleição e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil) será o candidato da oposição. As duas candidaturas são certas e já estão em campanha.
Marianna desbancou Leonardo no pleito de 2020, quando ele era prefeito e tentou renovar o mandato. Agora, Leonardo quer desbancar Marianna, que está no poder e pronta para buscar a consolidação de sua ainda curta carreira política.
Agora, os ingredientes em torno das duas candidaturas esquentam os bastidores da sucessão municipal, isso porque há um processo de enfraquecimento da base de apoio política de Marianna, que está migrando para a oposição. Por gravidade, Leonardo tira proveito.
É o caso do PT, aliado importante para a vitória de Marianna Almeida nas eleições 2020. O partido levou toda a esquerda e os movimentos sociais para apoiar a candidatura de Marianna. Só que, depois de eleita, a prefeita não atendeu aos anseios do PT, embora tenha distribuído alguns cargos secundários para membros do partido.
Mais recentemente, Marianna e o PT entraram em rota de colisão, quando a prefeita praticamente antecipou a escolha da médica Lara Figueiredo para ser a sua companheira de chapa nas próximas eleições. Ao optar pela filha do ex-prefeito Nilton Figueiredo, Marianna tirou o sonho do PT de formar a chapa majoritária.
A crise tornou-se mais aguda depois que a governadora Fátima Bezerra (PT) exonerou nomes que estavam em cargos comissionados indicados pelo deputado Galeno Torquato (PSDB), que são os mesmos aliados de Marianna Almeida.
Na plenária municipal do PT, o delegado Inácio Rodrigues, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas em Pau dos Ferros, defendeu o distanciamento do partido da base política da prefeita. A maioria concordou.
Daí, o PT iniciou um novo caminho, que pode levar a uma inédita aliança com o ex-prefeito Leonardo Rêgo. Os dois são, ou eram, adversários históricos. Nos últimos dias, apresentaram sinais de boa convivência. Inácio Rodrigues conversou com Leonardo, de forma amistosa, mas deixaram as portas abertas para uma possível relação política.
Além disso, Leonardo ganhou o apoio do atual vice-prefeito Renato Alves, que rompeu politicamente com Marianna e passou a reforçar o projeto da oposição. Ele leva junto o irmão vereador Reginaldo Alves.
O cenário mostra que a disputa na cidade do Alto Oeste potiguar será bastante acirrada. E Marianna Almeida terá o teste se o mandato de prefeita caiu no seu colo em 2020 ou se ela realmente construiu uma nova liderança política na cidade.
Nas eleições 2020, Marianna foi eleita com 8.604 votos (54,22% dos votos válidos). Leonardo Rêgo, que era o prefeito e candidato à reeleição, terminou em segundo lugar, com 7.094 votos (44,71%). A disputa pela Prefeitura teve um terceiro candidato, Dr. Salismar Correia (Solidariedade), com votação sofrível: 170 votos (1,07%).
FRASE
“Vamos cumprir com a nossa palavra, pagando o décimo em tempo hábil”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora ao anunciar o calendário de pagamento do décimo terceiro dos servidores do RN
NOVA VARA
A Comarca de Mossoró passa a contar com mais uma Vara Criminal, tendo como titular o juiz André Melo, que veio da Comarca de Caicó. A nova vara é parte da reorganização processual promovida pela Presidência do Tribunal de Justiça, com a divisão de processos com a 2ª e a 3ª varas criminais, que têm a mesma competência.
JORNADA
A secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, lança hoje a Jornada Pedagógica 2024. O evento ocorre no Holliday Inn, em Natal, a partir das 8h30. A jornada traz o tema "Equidade na Educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades". Neste ano, deve reunir 800 profissionais para planejar a qualidade de ensino.
ZERO
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) considera "zero" a possibilidade de o PL indicar o seu companheiro de chapa nas eleições do próximo ano. As chances eram remotas e foram totalmente descartadas após Valdemar da Costa Neto anunciar que o senador Rogério Marinho será o candidato do PL ao governo do RN nas eleições de 2026.
VICE DOS SONHOS
Allyson Bezerra tem um nome só dele para ser o seu vice em 2024. É de dentro da casa, de sua extrema confiança. Ele só abrirá mão desse nome se precisar de aliança para fortalecer o seu projeto de reeleição. Se as pesquisas mostrarem que ele sozinho ganhará as eleições, o vice já está "escolhido".
DÉCIMO
Não foi fácil para o governo elaborar o calendário de pagamento do décimo terceiro salário. O titular da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, contou cada centavo. A bonificação natalina será paga em quatro datas: 9, 20 e 30 de dezembro e no dia 10 de janeiro de 2024. Já a folha do mês segue com a garantia de pagamento em dia.
VÃO SAIR
Dois auxiliares do prefeito Allyson Bezerra vão deixar os cargos em março para obedecer ao calendário eleitoral de 2024: Thiago Marques, que é secretário de Governo, e Petras Vinícius, assessor especial da Ação Social.
É NOTÍCIA
1 - Há 20 anos, era inaugurada a sede própria da Escola Municipal Professor Antônio da Graça Machado, no Av. Alberto Maranhão. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - A programação da Festa de Santa Luzia, hoje, tem início às 6h com missa na Catedral, seguida de confissões, Adoração ao Santíssimo, mais uma missa às 11h30, e novenas às 16h e 19h. Na sequência, mais uma apresentação do Oratório de Santa Luzia.
3 - O Painel de Emprego de Mossoró inicia a semana ofertando 352 vagas de trabalho, distribuídas em mais de duas dezenas de profissões. Todas com carteira assinada. Os interessados devem procurar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico.
4 - A torcida organizada do Baraúnas lançou campanha para ajudar ao clube com a folha salarial do plantel. A meta é arrecadar 100 mil reais. O torcedor pode fazer contato com Glaedson Praxedes pelo zap: (84)99603-8659. O Leão volta ao Estadual após 3 anos.
5 - Até esta segunda-feira, 4, ainda não haviam sido lançados os editais dos concursos públicos prometidos pelo prefeito Allyson Bezerra para este ano. Como ainda faltam 26 dias para fim de 2023, espera-se que o prefeito resgate a palavra empenhada.
Tags: