Domingo, 28 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 30 Jan 2024 | Redação Coluna César Santos: Rosalba vai receber pressão para definir sobre candidatura

Um grupo de oposição pretende ir ao sítio Canto para perguntar à ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) se ela pretende mesmo disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições de outubro deste ano. Dependendo da resposta, o grupo buscará um rumo

Crédito da foto: Reprodução João Maia e Beto Rosado apoiam o nome de Rosalba Ciarlini

COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO

Um grupo de oposição pretende ir ao sítio Canto para perguntar à ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) se ela pretende mesmo disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições de outubro deste ano. Dependendo da resposta, o grupo buscará um rumo. De preferência, que Rosalba seja candidata.

A oposição, quase unânime, é consciente que a ex-prefeita é o nome mais forte para enfrentar o atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Ela overnou Mossoró por quatro vezes, assina todas as grandes obras da cidade, foi senadora da República e governadora.

Agora, para liderar o projeto da oposição, precisa assumir que vai ser candidata, pois assim o processo poderá fluir.

Caso Rosalba não assuma essa condição, o grupo baterá em outra porta, a do vereador Tony Fernandes, que está saindo do Solidariedade para o Avante, justamente para se colocar à disposição da disputa majoritária.

O grupo tem pressa. O tempo está galopando, exige tomada de posição logo. Tem uma militância ávida para ir às ruas, mas, para isso, precisa ter um comando.

Quem se habilita?

 

FRASE

“Quero somar com a oposição para construir uma candidatura única”

ROSALBA CIARLINI – Em dezembro de 2023 sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura de Mossoró em 2024

 

BOLSONARISMO

O PSB de Mossoró caminha para se abraçar com o bolsonarismo em torno do projeto de reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União). O partido ficará sob o comando de Wilson Fernandes assim que o vereador Pablo Aires sair para o PV. Wilson já faz parte da gestão Allyson, como assessor.

 

RESISTÊNCIA

A provável filiação do vereador Omar Nogueira ao PV não é vista com bons olhos por setores do PT, que forma federação com PCdoB e PV. Há resistência, sob justificativa que Omar não tem perfil ideológico próximo do PT e PCdoB. No entanto, o PT não pretende comprar uma briga com o companheiro verde.

 

LEGENDAS

Allyson Bezerra costura para ter cinco partidos no seu palanque em 2024: PL, Solidariedade, PSD, PSB e o União Brasil, que ele preside em Mossoró. Das cinco legendas, o prefeito só não controla o PL. Daí, se for necessário, ele entregará a vaga de vice ao partido do ex-presidente Bolsonaro.

 

GIRÃO

O deputado federal General Girão insiste em dizer que é pré-candidato a prefeito de Natal, enquanto o seu partido, o PL, decidiu apoiar a pré-candidatura de Paulinho Freire, do União. Ninguém acredita no que diz Girão, a não ser que ele saia do PL para outra legenda.

 

VEZ DO VICE

Veio a lembrança do colunista a última vez que um vice-prefeito de Mossoró assumiu a titularidade do cargo em definitivo. Na verdade, uma vice. Foi Sandra Rosado que virou a prefeita com a morte do tio prefeito Dix-huit Rosado, em 1996.

 

TELECATCH

O deputado Luiz Eduardo e o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, emitiram notas “educadas” depois de trocarem tapas em via pública. Cada uma se dizendo vítima, coitados. E, na verdade, o telecatch em via pública, movido a álcool, é briga pela liderança no Mato Grande.

 

É NOTÍCIA

1 - Na véspera da posse em Mossoró, o novo bispo da Diocese de Santa Luzia, dom Francisco, será acolhido na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros. Dia 16 de fevereiro, às 11h.

2 - O Curso de Teologia da Faculdade Católica de Mossoró celebra hoje nove anos de seu reconhecimento, pela Portaria Ministerial 68, publicada no Diário Oficial da União.

3 - Nesta data, em 1979, as irmãs Ellen e Ermelinda fundavam o Lar da Criança Pobre de Mossoró, para acolher criança carentes. Uma das maiores obras sociais da cidade.

4 - O preço do gás de cozinha deve aumentar em R$ 5 em fevereiro. Reajuste de impostos e elevação dos custos de logística motivam o acréscimo, segundo o Sindgás. Portanto, é preparar o bolso para garantir a chama acesa.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
política
eleições 2024
Mossoró

voltar