Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 18h15 | 05 Fev 2024 | redação Governadora Fátima destaca obras em Mossoró na mensagem anual

Crédito da foto: Carmem Felix / Assecom RN Governadora Fátima Bezerra ao lado de autoridades na Asembleia Legislativa

Por Carol Ribeiro

 momento protocolar da leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT), na abertura da sessão legislativa de 2024 na Assembleia Legislativa do RN, nesta segunda-feira (5), é o primeiro ato da gestora na Casa após a derrota do projeto sobre o ICMS, quando ela não conseguiu aprovar, em dezembro do ano passado, a continuidade da alíquota de 20% do imposto.

A leitura é também momento político que reitera a harmonia entre os Poderes, apesar das divergências.

O discurso da governadora teve como base a "esperança" nesse novo momento de parceria com o Governo Federal.

"Este segundo mandato vem marcado pela esperança e pela confiança nas oportunidades que temos agora de avançar em áreas fundamentais a partir do novo ambiente institucional promovido no país, com um Governo Federal comprometido com o diálogo e que reestabeleceu o pacto federativo, dispositivo constitucional que fora desprezado entre 2019 e 2022 no Brasil", disse a gestora, criticando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Infraestrutura rodoviária, segurança hídrica, Caern, saúde, educação, segurança foram temas tocados em prestações de contas e promessas para os anos que seguem. 

Mais do mesmo e a ratificação de alguns prazos que já haviam sido dados. A exemplo, a conclusão da Barragem de Oiticicas para julho, a conclusão da Reta Tabajara para março, abertura de editais de estradas estaduais também para março e (pelo menos) o início da duplicação da BR-304 durante o Governo Lula.

Sobre Mossoró, os citados foram:

- Abastecimento de água - Em fala à parte do preparado e escrito, Fátima Bezerra afirmou que não sabia, ate então, que Mossoró é abastecida com poços, uma vez que a adutora de Mossoró Apodi nunca foi adiante. Segundo ela, agora estão sendo investidos mais de R$ 100 milhões na nova adutora para solucionar "de uma vez por todas" a "precariedade herdada de muito tempo", disse.

- Reforma do Hospital Tarcísio Maia -  Sem prazo para conclusão, Fátima Bezerra citou os 37 anos sem reforma da unidade hospitalar. Para reformas e ampliação dos hospitais da rede SUS no Estado, o investimento é de mais de R$ 50 milhões, disse a Mensagem.

- Hospital da Mulher Parteira Maria Correia - Segundo Fátima Bezerra, o hospital completou um ano de funcionamento e tem contribuído para desafogar a demanda de mais de 60 municípios, ofertando atualmente 27 serviços especializados.

Vale lembrar que o Hospital nunca realizou um parto ou cirurgia, funcionando há um ano somente com atendimento ambulatorial e realização de exames, em cerca de 30% de sua capacidade.

- Centro Cultural Banco do Nordeste - Com pouco espaço na Mensagem, no âmbito cultural, a governadora citou a instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste, no teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró.

- Casas da Mulher Brasileira - Assinatura de termo de adesão para duas Casas da Mulher Brasileira no Estado, uma para Natal e outra para Mossoró, que já começarão a ser construídas esse ano, cita a Mensagem. 

Leia a mensagem na íntegra clicando aqui.

Tags:

RN
Fátima Bezerra
Mossoró

voltar