Por Carol Ribeiro
momento protocolar da leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT), na abertura da sessão legislativa de 2024 na Assembleia Legislativa do RN, nesta segunda-feira (5), é o primeiro ato da gestora na Casa após a derrota do projeto sobre o ICMS, quando ela não conseguiu aprovar, em dezembro do ano passado, a continuidade da alíquota de 20% do imposto.
A leitura é também momento político que reitera a harmonia entre os Poderes, apesar das divergências.
O discurso da governadora teve como base a "esperança" nesse novo momento de parceria com o Governo Federal.
"Este segundo mandato vem marcado pela esperança e pela confiança nas oportunidades que temos agora de avançar em áreas fundamentais a partir do novo ambiente institucional promovido no país, com um Governo Federal comprometido com o diálogo e que reestabeleceu o pacto federativo, dispositivo constitucional que fora desprezado entre 2019 e 2022 no Brasil", disse a gestora, criticando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Infraestrutura rodoviária, segurança hídrica, Caern, saúde, educação, segurança foram temas tocados em prestações de contas e promessas para os anos que seguem.
Mais do mesmo e a ratificação de alguns prazos que já haviam sido dados. A exemplo, a conclusão da Barragem de Oiticicas para julho, a conclusão da Reta Tabajara para março, abertura de editais de estradas estaduais também para março e (pelo menos) o início da duplicação da BR-304 durante o Governo Lula.
Sobre Mossoró, os citados foram:
- Abastecimento de água - Em fala à parte do preparado e escrito, Fátima Bezerra afirmou que não sabia, ate então, que Mossoró é abastecida com poços, uma vez que a adutora de Mossoró Apodi nunca foi adiante. Segundo ela, agora estão sendo investidos mais de R$ 100 milhões na nova adutora para solucionar "de uma vez por todas" a "precariedade herdada de muito tempo", disse.
- Reforma do Hospital Tarcísio Maia - Sem prazo para conclusão, Fátima Bezerra citou os 37 anos sem reforma da unidade hospitalar. Para reformas e ampliação dos hospitais da rede SUS no Estado, o investimento é de mais de R$ 50 milhões, disse a Mensagem.
- Hospital da Mulher Parteira Maria Correia - Segundo Fátima Bezerra, o hospital completou um ano de funcionamento e tem contribuído para desafogar a demanda de mais de 60 municípios, ofertando atualmente 27 serviços especializados.
Vale lembrar que o Hospital nunca realizou um parto ou cirurgia, funcionando há um ano somente com atendimento ambulatorial e realização de exames, em cerca de 30% de sua capacidade.
- Centro Cultural Banco do Nordeste - Com pouco espaço na Mensagem, no âmbito cultural, a governadora citou a instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste, no teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró.
- Casas da Mulher Brasileira - Assinatura de termo de adesão para duas Casas da Mulher Brasileira no Estado, uma para Natal e outra para Mossoró, que já começarão a ser construídas esse ano, cita a Mensagem.
Tags: