O professor doutor Rodrigo Codes tem marcado presença destacando-se na mídia de Mossoró e Região nos últimos dias, divulgando a conquista das duas últimas cartas patente alcançadas pelo grupo em que integra na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e também, falando sobre a política institucional com a aproximação do processo eleitoral junto à comunidade acadêmica para a reitoria da instituição.
Rodrigo Codes venceu em 2020 para reitor da Universidade, sendo o mais votado nas três categorias – servidores docentes, técnico-administrativos e discentes – porém, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) não considerou o processo democrático realizado na instituição e não o escolheu, dando início a uma crise interna pelo não reconhecimento da decisão tomada pela comunidade universitária.
Em entrevista concedida esta semana para o jornalista Saulo Vale, da rádio Rural de Mossoró e blog Saulo Vale, o professor reforçou sua pré-candidatura à reitoria da Ufersa e apresentou o perfil do professor Nildo Dias, pré-candidato a vice-reitor, que irá compor a chapa com ele, formando assim, o que já carinhosamente vem sendo chamada pela comunidade ufersiana de #chapadaspatentes.
“O professor Nildo da Silva Dias do Centro de Ciências Agrárias é um grande pesquisador renomado nacional e internacionalmente, um nome de peso que irá somar na perspectiva de crescimento e avanços que almejamos realizar na nossa universidade”, destaca Rodrigo Codes.
Além disso, o professor Codes falou sobre os eixos norteadores de suas propostas, que incluem ações já dialogadas com as três categorias da universidade no Ensino, Pesquisa, Extensão e agora incluindo também a Inovação, com atenção especial para a busca de parcerias e investimentos que incluam o desenvolvimento de parques tecnológicos.
“Temos um ecossistema de inovação, chamado também de tríplice hélice – Universidade, governo e empresas e a Universidade precisa avançar muito nesse aspecto. A importância da conquista das cartas patente que nosso grupo conquistou, mostram a importância da pesquisa científica voltada para a solução de problemas que chegarão à sociedade. Assim, precisamos de políticas de empreendedorismo e inovação. É preciso fazer a articulação com todos os setores para que a universidade possa seguir esse caminho da inovação”, complementa Codes.
As eleições da Ufersa serão realizadas no dia 4 de abril.
Tags: