COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai eleger o presidente da Câmara Municipal de Mossoró para a próxima Legislatura. Com 15 dos 21 eleitos nas eleições de 6 de outubro, ele não terá dificuldade para colocar um nome de sua preferência.
A princípio, seria Genilson Alves (União Brasil), o atual líder da bancada governista. Mas há uma mudança de rota.
Allyson quer no comando do Legislativo um nome que ele possa confiar de olhos fechados, de preferência, de “dentro de casa”. Esse nome é do jovem Thiago Marques (SDD), eleito com a estrutura da máquina administrativa, devidamente autorizada por Allyson.
Se Genilson reagir, o prefeito não se incomodará, uma vez que tem lastro para enfrentar qualquer motim na Câmara. Dos 15 vereadores eleitos por sua base política-eleitoral, Allyson Bezerra controla a maioria dos futuros inquilinos da Casa do Povo.
O prefeito tem o controle dos votos dos novatos Thiago Marques, Petras Vinícius, João Marcelo, Vladimir Cabelo de Negro, John Kenneth, Kayo Freire, Alex do Frango e dos reeleitos Raério Cabeção, Ricardo de Dodoca, Wignis do Gás, Ozaniel Mesquita e Tony Cabelos.
Teoricamente, Genilson teria a simpatia do vereador reeleito Lucas das Malhas e do novato Vavá, o que seria insignificante para exigir a presidência da Câmara.
Mas não se pode afirmar que Genilson está fora do páreo. Entre o líder e o liderado tem muita coisa que pode amolecer o coração do chefe.
FRASE
“O que me inspira é a possibilidade de fazer o novo, de novo.
Washington Olivetto – Gênio da publicidade brasileira, que nos deixou no domingo, 13, aos 73 anos
BOLSONARISMO
O PL prepara estrutura para construir uma oposição forte em Mossoró, mesmo tendo saído das urnas com míseros 7,7% dos votos e apenas dois vereadores eleitos. O bolsonarismo acredita ser possível fortalecer o palanque para o candidato a governador Rogério Marinho até 2026.
SEGUE
A estrutura planejada pelo bolsonarismo passa pelo controle de uma emissora de rádio, a antiga Tapuyo (RPC), e o fortalecimento de atividades em vários segmentos, principalmente nos bairros mais populares, onde o prefeito Allyson Bezerra (União) reina absoluto. Trabalho a partir de 2025.
MAS...
Quem no PL vai liderar o projeto de oposição? O ex-vereador Genivan Vale saiu fragilizado das urnas, na terceira colocação, com pouco mais de 11 mil votos. Jailson Nogueira, o vereador mais votado do PL, não tem o perfil de líder. E a ex-prefeita Rosalba Ciarlini não se mostra disposta ao projeto.
PRESIDENTE
Rogério Marinho retoma o mandato de senador no início de novembro, após quatro meses afastado do cargo para cuidar do PL nas eleições municipais. No seu retorno a Brasília, muito provavelmente assumirá a presidência nacional do PL. Tem o apoio do atual presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto e o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro.
OTIMISTA
O ex-deputado Souza (União) está convicto que se sairá vitorioso dos tribunais para assumir a Prefeitura de Areia Branca. Ele, inclusive, já anunciou 50% do secretariado, com destaque para a ex-prefeita Lidiane Garcia na Saúde. Até aqui, porém, os seus votos são considerados nulos pela Justiça.
MISSÃO
O presidente Lula desembarca em Natal nesta quarta-feira, 16, para tentar reverter votos para a sua candidata à prefeita Natália Bonavides (PT).
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1916, começava a circular em Mossoró o jornal “O Nordeste”, fundado pelo jornalista José Martins de Vasconcelos. O impresso circulou por 18 anos, até 8 de fevereiro de 1934.
2 - Em 1999, nesta data, era inaugurada a Escola Raimunda Soares do Couto, no bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
3 - A combinação entre a 3R Petroleum e a Enauta fez nascer a Brava Energia, uma das maiores companhias independentes de óleo e gás do país. A nova marca já está substituindo a estrutura visual da 3R na região de Mossoró.
4 - Fracassados nas urnas de todo o país, PSDB, Solidariedade e PDT aceleram as negociações para formarem nova federação. Querem chegar forte em 2026.
Tags: