Sábado, 28 de dezembro de 2024

Postado às 09h00 | 16 Out 2024 | redação Coluna César Santos: oposição na Câmara vai se resumir a Marleide Cunha e Plúvia

Crédito da foto: Reprodução Marleide Cunha e Plúvia foram eleitas pelo PT

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Dos seis vereadores e vereadoras eleitos (as) por partidos de oposição, apenas a reeleita Marleide Cunha e a eleita Plúvia, ambas do PT, farão oposição ao segundo governo Allyson Bezerra (União Brasil), a partir de 1º de janeiro de 2025.

Os outros quatro devem seguir a linha de independente, costumeiramente usado por aqueles que são de partidos de oposição, mas flertam com o governo.

Ademais, Jailson Nogueira e Mazinho do Saci, eleitos pelo PL, não têm qualquer aproximação com o PT de Marleide e Plúvia.  Aliás, os dois partidos não são apenas adversários, são inimigos mesmo, consequência do radicalismo entre o bolsonarismo e o lulismo.

Os outros dois vereadores eleitos pela oposição: Dr. Cubano (PSDB) e Cabo Deyvison (MDB), não receberam respaldo de seus partidos durante campanha, logo, estão à vontade para adotar qualquer posição política quando assumirem seus mandatos.

No primeiro momento, é pouco provável que o prefeito Allyson convide os “independentes” para a sua bancada. Ele não precisa, uma vez que elegeu 15 vereadores governistas. Ademais, a máquina administrativa, que precisa ser enxugada, não comporta novos governistas.

Os cargos comissionados e os terceirizados serão divididos pelos 15 eleitos no palanque de Allyson e, se sobrar vagas, o prefeito usará para acalentar os atuais vereadores do União Brasil que não conseguiram renovar seus mandatos.

Portanto, temos uma certeza: a Câmara de Mossoró continuará subserviente ao Palácio.

 

FRASE

“Eu posso ser um vereador independente, para atender ao povo”

JAILSON NOGUEIRA – Vereador eleito pelo PL sobre a sua futura posição na Câmara Municipal de Mossoró

 

MULHER

A última vez que uma mulher se elegeu prefeita de Natal foi 2008, com a jornalista e ex-deputada Micarla de Souza. Já se passaram 16 anos. Agora, tem a possibilidade de quebrar esse longo período com Natália Bonavides (PT), que disputa o segundo turno contra Paulinho Freire (União Brasil).

 

REFORÇO

O presidente Lula reforça a campanha de Natália Bonavides nesta quarta-feira, 16. Ele participará de passeata e comício na zona norte de Natal ao lado da governadora Fátima Bezerra. Antes, Lula anunciará investimentos em obras e projetos que contemplaram várias áreas do estado do RN.

 

UFA!
A Prefeitura de Mossoró lançou a licitação para reformar a praça de esporte e lazer do conjunto Vingt Rosado. As propostas devem ser entregues até o dia 28 de novembro. A licitação vem quase 4 anos após o prefeito Allyson Bezerra receber dinheiro do Finisa para realizar a obra.

 

NEGÓCIO

A empresa mossoroense EBS, do empresário Tião Couto, será responsável pela perfuração de poços terrestres da Petrobras nos estados da Bahia e Amazonas. A estatal está retornando ao onshore com investimentos entre 2025 e 2026. Os contratos assinados com a EBS somam mais de R$ 1,2 bilhão.

 

SUPLENTE

Kadinho, que assumiu mandato tampão na Câmara de Mossoró, vai voltar à suplência em 2025. Ele foi o terceiro mais votado pelo REDE nas eleições deste ano, com 686 votos, ficando na segunda suplência. O partido elegeu apenas um vereador, comerciante Vavá, que obteve 3.461 votos.

 

ATÉ QUANDO...

Três pesquisas publicadas no segundo turno em Natal e todas desencontradas, com diferença de mais de 20 pontos de uma para outra. Algo criminoso nas barbas da Justiça Eleitoral.

 

É NOTÍCIA

1 - Madrugada de pânico no Hospital São Luiz em Mossoró, com incêndio provavelmente provocado por problema no sistema de condicionador de ar. Felizmente, o fogo foi controlado pelos bombeiros e nada de mais grave ocorreu.

2- A nova sede da Procuradoria Regional do Trabalho está pronta e será inaugurada nesta quinta-feira, 17. Com estrutura moderna, a sede foi construída na Avenida Jorge Coelho, no bairro Costa e Silva.

3 - A Maternidade Almeida Castro celebra hoje 75 anos. Foi construída na gestão do prefeito Monsenhor Luiz Mota e teve como primeiros diretores os médicos João Marcelino e Sebastião Maltez Fernandes.

4 - Nesta data, em 2006, o presidente Lula fazia comício em Mossoró ao lado da governadora Wilma de Faria. Ambos candidatos à reeleição.

Tags:

Jornal de Fato
Coluna César Santos
política
Câmara
governo
oposição

voltar