Sábado, 21 de dezembro de 2024

Postado às 10h15 | 07 Dez 2024 | redação Coluna César Santos: governo e oposição dividido ao meio no plenário da ALRN

Crédito da foto: ALRN Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Na ponta da caneta, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está dividido meio a meio entre governo e oposição. São 12 fez parlamentares para cada lado.

O governo conta com Francisco (PT), Isolda Dantas (PT), Divaneide (PT), Vivaldo Costa (PV), Hermano Morais (PV), Eudiane Macedo (PV), Ezequiel Ferreira (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Kleber Rodrigues (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB), Ivanilson Oliveira (União) e Neilton Diógenes (PP).

E a oposição é formada pelos deputados Gustavo Carvalho (PL), José Dias (PL), Dr. Kerginaldo (PL), Tomba Farias (PL), Coronel Azevedo (PL), Terezinha Maia (PL), Cristiane Dantas (SDD), Luiz Eduardo (SDD), Adjuto Dias (MDB), Galeno Torquato (PSDB), Nelter Queiroz (PSDB) e Taveira Júnior (União).

Se prevalecer o que está na ponta da caneta, o governo consegue aprovar o projeto de retomada do ICMS para 20%. Mas o governo não está tranquilo. Com razão, que se diga.

Na votação de 2023 que reduziu o ICMS de 20% para 18%, votos de governistas como Hermano Morais e Neilton Diógenes foram decisivos para derrotar o governo. Esses dois parlamentares ainda não se posicionaram de público e não são garantia de voto ao projeto do governo.

Daí, a correria nos bastidores do poder.

A votação poderá ocorrer na quarta-feira, 11.

 

FRASE

“(ex-presidente) Bolsonaro pode surpreender a todos”

VALDEMAR  COSTA NETO – Presidente nacional do PL sobre as eleições presidenciais de 2026

 

INCONFIÁVEL

No governo ninguém confia no voto do deputado Neilton Diógenes (PP). Ele tem a fama de “inconfiável” na Assembleia Legislativa. O rótulo colou na eleição para conselheiro do TCE-RN. Neilton saiu do gabinete para votar em Gustavo Carvalho e mudou para George Soares ao chegar ao plenário.

 

LÍDER

O deputado Gustavo Carvalho assumiu a liderança da bancada do PL na Assembleia Legislativa. Nome aprovado pelo presidente estadual da sigla, senador Rogério Marinho. O PL divide o status de maior bancada com o PSDB e a federação PT/PCdoB/PV, cada um com seis parlamentares.

 

"BACURAUS"

O vice-governador Walter Alves comandou o encontro de lideranças do MDB, com a participação dos 44 prefeitos eleitos e reeleitos pelo partido neste ano. Também estavam presentes vice-prefeitos, vereadores e aliados. Walter é nome de proa para disputar o Governo do RN nas eleições 2026.

 

AÇÃO

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União) está na pauta da semana. Uma audiência na terça-feira, 10, conduzida pelo juiz Cláudio Mendes, da 33ª Zona Eleitoral de Mossoró, vai ouvir testemunhas de defesa e acusação. Allyson é acusado de abuso de poder político, econômico e midiático.

 

SEGUE

A ação acusa Allyson Bezerra de usar a estrutura pública para se beneficiar eleitoralmente, com ênfase aos recursos da publicidade oficial da Prefeitura. A AIJE pede a cassação do diploma e suspensão dos direitos políticos por oito anos.

 

TIGRINHO

A Polícia Federal avança a investigação de esquema de lavagem de dinheiro via “jogo do tigrinho”. Influencers de todo o país são alvo. É a turma da ostentação que começa a usar pulseiras “pé duro”.

 

É NOTÍCIA

1 - Noite de rock no Clube Carcará neste sábado, 7. O melhor dos anos 70, 80 e 90 com Ultimato Pop Rock e Robinzband. Às 21h.

2 - O Oratório de Santa Luzia volta a ser apresentado hoje no adro da Catedral, logo após a novena. Em seguida, tem música na avenida dentro da programação social da festa da padroeira.

3 - Nesta dada, em 1990, era inaugurado o Shopping Liberdade, no centro comercial de Mossoró. A bênção dada pelo padre Guimarães Neto, com a presença do vice-prefeito Luiz Pinto e do presidente da Câmara Municipal, Antônio Duarte.

4 - Neste domingo, 8, completa120 anos da inauguração da Capela de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto dos Macacos, hoje Alto da Conceição. A data foi escolhida para marcar o cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar