Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 09h30 | 24 Jan 2025 | redação Coluna César Santos: Agripino e suas ambições na sombra de Allyson Bezerra

Crédito da foto: Reprodução José Agripino, líder da oligarquia Maia, com o prefeito Allyson Bezerra

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Fora do banquete político-eleitoral patrocinado pelo senador Rogério Marinho (PL), com a presença de expoentes da oposição, o ex-senador José Agripino Maia, presidente do União, saiu com essa:

“Ambições pessoais têm que ficar abaixo do interesse do Estado.”

Fala sério, né?

Todo mundo e seu Raimundo sabem que o Estado é que menos interessa ao líder da oligarquia Maia.

Ele quer mesmo é se fazer importante na sombra do prefeito Allyson Bezerra (União), que está lambendo a rapadura para ser candidato a governador.

A frase flácida de sentimento republicano de Agripino não interessa nem a Allyson, até porque o chefe do Executivo mossoroense é a personificação da ambição pessoal.

Quanto a possibilidade de o partido fechar com o grupo de Rogério, levado pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire, Allyson também não está incomodado.

O prefeito de Mossoró vai sair do União para o PSD por onde será candidato a governador, prestigiado pela senadora Zenaide Maia, presidente estadual da sigla.

Allyson, diferentemente de Rogério Marinho, está fazendo aliança direta com o povo-eleitor, embora seja consciente que é importante ter no palanque políticos e partidos influentes.

No entanto, nesse momento, o que menos preocupa a ele é se será candidato pelo União, PSD ou qualquer outra sigla. Seus pulinhos e murrinhos ao ar dizem mais que o banquete de Rogério Marinho no litoral de Natal.

O fato é que o jogo sucessório 2026 está sendo jogado. Cada um com as cartas que têm em mãos.

E todos com ambições pessoais, inclusive Jajá.

 

FRASE

“Ambições pessoais têm que ficar abaixo do interesse do Estado”

JOSÉ AGRIPINO MAIA – Ex-senador reagindo à exclusão do banquete de Rogério Marinho

 

FÁCIL

A reforma administrativa do prefeito Allyson Bezerra (União) será aprovada hoje, na Câmara Municipal de Mossoró, sem nenhuma dificuldade. Com 16 dos 21 vereadores, o prefeito tem vida fácil no Legislativo. Além disso, a base governista vai beliscar parte dos 135 cargos que a reforma criará.

 

DIFÍCIL

Dos cincos membros da oposição, apenas as vereadoras Marleide Cunha e Plúvia Oliveira, do PT, vão confrontar a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União). Os demais têm alma governista e só não estão no cafezinho da tarde do Palácio porque ainda não foram convidados. Mas estão no aguardo.

 

(DES)UNIÃO

O deputado federal Benes Leocádio começa a avaliar a possibilidade de sair do União Brasil. O parlamentar não se sente confortável com expoentes da sigla comprometidos com a possível candidatura do senador Rogério Marinho (PL) ao governo do RN. Benes tem outros planos para 2026.

 

SEGUE

O PSD abriu as portas para Benes Leocádio, assim como fez com o prefeito Allyson Bezerra, que deixará o União. O parlamentar tem boa relação com a senadora Zenaide Maia, presidente do partido no RN, e com Jaime Calado, esposo de Zenaide e prefeito de São Gonçalo. O PSD saiu grande das urnas municipais em 2024.

 

BORDADO

A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que reconhece bordado do Seridó como patrimônio imaterial e artístico do Rio Grande do Norte. A arte centenária do Seridó ganhou fama e, mais recentemente, foi apresentada ao mundo ao vestir a delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris.

 

POSSE

O novo vigário da Paróquia de Santa Luzia, padre Antoniel Alves, será empossado no dia 2 de fevereiro. No mesmo dia será instalado o Vicariato Nossa Senhora da Esperança, na Catedral.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1853, ocorria a instalação da primeira Câmara Municipal da Vila de Mossoró, juramentada pela Câmara de Açu, e criada por meio da Lei Provincial 246. Padre Antônio Freire de Carvalho foi o primeiro presidente da Casa Legislativa.

2 - As inscrições para o processo seletivo do Prouni do primeiro semestre de 2025 começam hoje e se estendem até às 23h59 do dia 28. Procedimento exclusivo pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do MEC.

3 - A noite do Oscar 2025 terá pouca audiência no Brasil porque será justamente no domingo de Carnaval, 2 de março. Mesmo com a trajetória histórica do “Ainda estou aqui” e da estrela Fernanda Torres.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
política

voltar