COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
Com exceção de petistas e bolsonaristas, está todo mundo conversando com todo mundo de olho nas eleições 2026 do Rio Grande do Norte.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que pretende ser candidato a governador, conversa com o deputado federal João Maia (PP), que conversa com o senador Styvenson Valentim (PSDB), que conversa com o senador Rogério Marinho (PL), que também será candidato a governador.
Já o PSDB de Valentim, que é presidido por Ezequiel Ferreira de Souza, tem relação política com o vice-governador Walter Alves (MDB), que conversa com PT, PcdoB e PV, para ser candidato a governador.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, que é do União de Allyson, tem parceria política com Rogério, adversário de Allyson, e com o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que não se bica com Styvenson, que apoiou a eleição de Paulinho em 2024.
E a senadora Zenaide Maia (PSD), irmã de João Maia, abre as portas para futuras alianças sem distinção de cor, inclusive, dependendo do grau do bolsonarismo, também será aceito.
A política é a arte do diálogo.
É exatamente isso que todos estão fazendo.
O tempo é oportuno.
Ao final, haverá convergências e os times serão formados para disputar as eleições.
No mais, as especulações, conjecturas, jogadas de efeitos, notícias plantadas, jogo de cintura e outras coisas mais estarão na pauta do dia.
FRASE
“Se tiver com 100% de energia e saúde que tenho hoje, posso ser candidato em 2026”
LULA – Presidente do Brasil sobre a possibilidade de buscar o quarto mandato
ÓDIO
O ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), tem dito que é alvo do “gabinete do ódio”, criado pelo prefeito Allyson Bezerra (União) para atingi-lo. Tem o gabinete principal no Palácio da Resistência e a filial na Câmara, gerenciada pelo presidente Genilson (União).
SEGUE
Genilson Alves, por meio da mídia remunerada, espalhou que na gestão de Lawrence a Câmara gastava R$ 300 mil por mês em aluguel de tablets para votação do plenário. Lawrence replicou e afirmou que o serviço teve contrato fixo de apenas R$ 24,6 mil. Genilson ainda não apresentou a tréplica.
ANDANÇAS
O presidente Lula vai percorrer todas as regiões do país no primeiro semestre, para virar o jogo da popularidade e chegar forte à sucessão 2026. No momento, a avaliação negativa bate os 50%. O RN está na agenda, Lula visitará o estado no dia 19 de março para a entregar o complexo Oiticica.
CONVESCOTE
A prefeita Nida, de Parnamirim, ofereceu mesa farta aos prefeitos Paulinho Freire (Natal), Allyson Bezerra (Mossoró), Marianna Almeida (Pau dos Ferros) e Dr. Tadeu (Caicó). Pousaram para fotos e distribuíram nas redes sociais para leitura.
NOME FORTE
O prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio (PP), está recebendo incentivo para ser candidato a deputado estadual em 2026. É nome forte na região do Alto Oeste. Ele foi reeleito em 2024, sem ter adversário. Marcos pode ocupar o vácuo deixado pelo ex-deputado Getúlio Rêgo.
INTERDITADA
A avenida Alberto Maranhão, trecho entre as ruas Delfim Moreira e Rodrigues Alves, estará interditada a partir das 7h deste domingo, 16, para recuperação da camada asfáltica. A obra é de responsabilidade da Caern. A interdição seguirá até a próxima quarta-feira, 19.
É NOTÍCIA
1 - O bispo Francisco nomeou o padre Antônio Ranis dos Santos novo bispo da Diocese de Caicó. O missionário redentorista vem de Arapiraca-AL para suceder dom Antônio Carlos, que saiu para a Diocese de Petrolina-PE.
2 - Neste domingo, 16, completa 27 anos da primeira Central do Cidadão de Mossoró. Inaugurada pelo governador Garibaldi Filho, em 1998, na rua Camilo Paula, bairro Aeroporto.
3 - Hoje tem encontro de cantadores com Francisco Ferreira e Raulino Silva. Dois grandes nomes do repente. A cantoria vai acontecer na Churrascaria O Caipira, localizada na Av. Francisco Mota, próximo à Ufersa.
4 - Morreu Cacá Diegues, um dos maiores cineastas do país, fundador do Cinema Novo. Deixa de legado obras históricas como ‘Bye bye Brasil’, ‘Deus é brasileiro’ e ‘Tieta do Agreste’.
Tags: