COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O pragmatismo no campo político remete à “objetividade” e à “praticidade” daqueles que entendem que os interesses em determinado momento devem se sobrepor as suas posições ideológicas ou de quaisquer espécies.
Tipo: o meio justifica o fim.
Um olhar mais criterioso define o pragmatismo político como “oportunismo”, em que um político se submete a uma situação, mesmo que constrangedora, para conquistar outra situação.
Temos o recorte no cenário de momento do Rio Grande do Norte: a senadora Zenaide Maia (PSD) e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), posicionam-se em campos e pensamentos ideológicos conflitantes, mas são pragmáticos na construção de aliança político-eleitoral para 2026.
Zenaide se identifica de esquerda;
Allyson tem origem no campo da direita;
Zenaide defende o governo Fátima Bezerra (PT), que é de esquerda;
Allyson é opositor radical da governadora;
Zenaide é companheira de governos e políticos de esquerda desde o primeiro mandato de deputada federal;
Allyson anda de mãos dadas com o ex-senador José Agripino Maia, um fóssil da velha política de direita e oligárquica.
Mas o que une Zenaide e Allyson?
Justamente o interesse de ambos no palanque eleitoral 2026, no qual, entendem, que os dois juntos podem renovar o mandato de Zenaide e eleger Allyson governador.
A postura ideológica e de outros valores não elege. É o meio justificando o fim.
FRASE
“Fátima tem uma dedicação ao RN. Nós não nos afastamos”
ZENAIDE MAIA – Senadora após o prefeito Allyson Bezerra atacar a governadora Fátima Bezerra
PRAGMÁTICA
Zenaide Maia renovará a aliança político-eleitoral com Fátima Bezerra se voltar a ocupar espaços no Governo do Estado. De preferência, comandando a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Do contrário, abraçará o prefeito Allyson Bezerra no Pingo da Meia Dia.
PRAGMÁTICO
Se Zenaide Maia ficar com Fátima Bezerra na dobradinha para o Senado em 2026, Allyson Bezerra seguirá como dono do próprio destino. Pode ser candidato a governador em carreira solo, sustentado por alto índice de popularidade; ou abraçar a direita do senador Rogério Marinho (PL).
JÁ PENSOU?
Se as eleições fossem hoje, seria uma disputa interessante entre governo e oposição com essas duas chapas: Walter Alves para governador com Fátima e Zenaide Maia para o Senado X Allyson para o governo, com Styvenson Valentim e Álvaro Dias para o Senado. Mas as eleições não são hoje.
COBAL
O prefeito Allyson Bezerra (União) entregou a obra de reforma do centro de comercialização de Mossoró, a antiga Cobal. Foram quatro anos arrastados, mas está pronta. É mais uma obra do Finisa, contratada pela gestão Rosalba Ciarlini, no valor de quase R$ 4 milhões.
SUS
Dados do IBGE revelam que 80,95% da população do Rio Grande do Norte depende exclusivamente do SUS para assistência à saúde. Significa 2.673.557 de pessoas numa população de 3.302.729 habitantes. Logo, a estrutura pública bancada pelo SUS é insuficiente para garantir boa assistência.
CLAREAR
A Prefeitura de Mossoró deve à empresa Clarear o pagamento da prestação de serviço de dezembro de 2024 e a terceirizada deve salários aos trabalhadores contratados. E o Ministério Público assistindo a tudo de camarote. É a Mossoró que temos.
É NOTÍCIA
1 - Em 2001, nesta data, a prefeita Rosalba Ciarlini assinava a lei de tombamento da Ponte Ferroviária sobre o rio Mossoró, no bairro Alto da Conceição. E incorporou ao patrimônio histórico-cultural do município. Hoje a ponte está abandonada.
2 - Nesta data, em 2004, o Potiguar fazia história como o primeiro time de Mossoró a conquistar o Campeonato Estadual de Futebol. Venceu o América por 4 a 0 no primeiro jogo e perdeu o segundo por 1 a 0. Ergueu a taça no antigo Estádio Machadão.
3 - A programação da Semana Santa nesta quinta-feira, 17, será aberta pelo bispo dom Francisco de Sales com a Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma na Catedral de Santa Luzia, às 8h30.
4 - Observando o escândalo da manipulação de jogos no futebol, cabe uma pergunta: o problema é das casas de apostas ou da falta de honestidade dos homens?
Tags: