Começa hoje a propaganda eleitoral no rádio e televisão para todo o Brasil. O conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas no primeiro turno, dia 7 de outubro. Serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015 (lei 13.165/2015).
Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, a primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes de os eleitores voltarem às urnas.
A definição quanto aos dias de exibição das campanhas levou em conta o cargo em disputa. Os programas dos presidenciáveis vão ao ar às terças-feiras, quintas e aos sábados. No rádio, das 7h às 7h12min30seg e das 12h às 12h12min30seg. Na televisão, das 13h às 13h12min20seg e das 20h30 às 20h42min30seg. Nesses mesmos dias, serão transmitidas as propagandas dos candidatos a deputado federal.
Já a propaganda dos que concorrem aos Governos Estaduais e do Distrito Federal, bem como ao Senado e a deputado estadual e distrital, será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras. Nos domingos, não haverá propaganda eleitoral.
Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal. Os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.
Robinson Faria abrirá a propaganda eleitoral no RN
No Rio Grande do Norte, o governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD), da coligação “Trabalho e Superação”, abrirá o programa eleitoral no rádio e na televisão nesta sexta-feira, 31. Robinson, por ter somado o maior número de partidos em sua coligação, também tem o maior tempo da propaganda.
Atrás nas pesquisas, Robinson aposta no tempo de exposição no rádio e na televisão para reverter o quadro. Ele aparece apenas em terceiro lugar, atrás da líder nas pesquisas Fátima Bezerra (PT) e do segundo colocado Carlos Eduardo (PDT). Os programas produzidos pela equipe de marketing do governador vão explorar imagens de obras e ações que eles julgam importantes para a população.
Na sequência, vai ao ar o programa do candidato Heró Bezerra (PRTB). Ele tem apenas 7 segundos de rádio e televisão.
Na sequência, o programa da candidata Fátima Bezerra, da coligação “Do Lado Certo”; depois exibirão os programas o candidato Carlos Eduardo; da coligação “100% RN”; Breno Queiroga (Solidariedade), da coligação “Avança RN”; seguido dos candidatos Carlos Alberto (Psol), Freitas Jr. (REDE) e Dário Barbosa (PSTU).
SENADO
O guia para o Senado Federal será aberto pelos candidatos Jurandir Marinho e Levi Costa, do PRTB. Juntos, eles terão 13 segundos.
Os primeiros serão seguidos por Capitão Styvenson e Napoleão, da Rede Sustentabilidade; Ana Célia e João Morais, do PSTU; Geraldo Melo, da coligação Trabalho e Superação; além de Jácome e Garibaldi Filho - que concorrem pela coligação 100% RN.
Por fim, serão apresentadas as propostas de Alexandre Motta e Zenaide Maia, que compõem a coligação Do Lado Certo; Dr. Joanilson e Magnólia, da coligação Renova RN; Professor Lailson e Telma Gurgel, ambos do Psol.
RETRANCA 2
Título: Ordem e distribuição de tempo para governador
Robinson Faria - Coligação Trabalho e Superação - Tempo total: 3 minutos e 31 segundos
Heró Bezerra - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) - Tempo total: 7 segundos
Fátima Bezerra - Coligação Do Lado Certo - Tempo total: 1 minuto e 30 segundos
Carlos Eduardo - Coligação 100% RN - Tempo total: 2 minutos e 35 segundos
Brenno Queiroga - Coligação Renova RN - Tempo total: 47 segundos
Professor Carlos - Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) - Tempo total: 11 segundos
Freitas Jr. - Rede Sustentabilidade (Rede) - Tempo total: 8 segundos
Dário Barbosa - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - Tempo total: 11 segundos.
Tags: