O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (10) no bairro de Itaipava, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Ele é acusado de integrar uma organização criminosa que fraudou contratos de compra de respiradores pulmonares, em caráter emergencial, para o atendimento de pacientes com a Covid-19, em meio à pandemia da doença no estado. O
s equipamentos não foram entregues até hoje.
Agentes do MPRJ estão em um dos imóveis de Santos no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.
A ação desta sexta é um novo desdobramento da Operação Mercadores do Caos, que também cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Edmar Santos em Itaipava, onde ele foi preso.
O ex-secretário vai responder pelos crimes de organização criminosa e peculato (apropriação ou desvio de dinheiro público).
O MPRJ obteve autorização na Justiça para acessar e extrair o conteúdo armazenado nos materiais apreendidos, como celulares, computadores e pen drives, além de registros de conversas telefônicas e virtuais.
A Justiça autorizou também o arresto de bens e valores de Santos no valor de R$ 36,9 milhões, equivalente aos recursos públicos desviados em três contratos fraudados para a aquisição dos equipamentos médicos.
Fonte: CNN Brasil
Tags: