Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 12h45 | 06 Set 2020 | Redação Começa a semana de definição das chapas que irão disputar a Prefeitura de Mossoró

Candidaturas de Rosalba Ciarlini, Allyson Bezerra, Isolda Dantas, Cláudia Regina, Dr. Daniel e Irmão Ceição serão hologadas entre os dias 11 e 14. Já o PC do B ainda não decidiu se terá candidatura própria, mas Gutemberg Diascontinua pré-candidato

Crédito da foto: Arquivo Palácio da Resistência - sede da Prefeitura de Mossoró

A semana que se inicia é de definições na corrida pela Prefeitura de Mossoró. As candidaturas majoritárias serão todas elas homologadas em convenções partidárias até dia 14.

Na sexta-feira, 11, o Progressistas confirma a candidatura à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini;

No sábado, 12, o Solidariedade homologará o nome do deputado Allyson Bezerra;

No domingo, 13, será a vez do PT confirmar a candidatura da deputada Isolda Dantas;

Na segunda-feira, 14, o Democratas definirá o nome da ex-prefeita Cláudia Regina.

As quatro principais candidaturas à Prefeitura se somarão a outras de menor peso eleitoral, mas importantes no processo sucessório. O Podemos confirmou a candidatura da empresária Bianca Negreiros em convenção realizada neste sábado, 5; o PSL oficializará a candidatura de Dr. Daniel Sampaio, em data a ser marcada; e PTB homologará o nome da Irmã Ceição em convenção marcada para o dia 14.

Já o PCdoB, que fará convenção no dia 12, ainda não tem a certeza que homologará candidatura majoritária. No momento, o professor e geólogo Gutemberg Dias continua como pré-candidato a prefeito, mas nem ele se empolga com a postulação. Gutemberg pretende mesmo ser candidato a vereador. Dessa forma, é provável que o partido faça coligação com o PT e indique o vice da candidata Isolda Dantas.

O que concentrará as atenções, nesse período, é a definição dos vices. Até aqui, os partidos que têm pré-candidatos a prefeito não anunciaram os nomes que irão compor as chapas majoritárias.

O Progressistas é o que mais se aproxima de uma definição. A eventual coligação com PL indica que o empresário Jorge do Rosário será o escolhido para a chapa de Rosalba.

O Solidariedade tentou convencer Cláudia Regina desistir da candidatura para ser a vice de Allyson Bezerra. Cláudia fez o mesmo e convidou o Solidariedade para indicar o seu vice. Solidariedade e DEM caminham para formar chapas puro sangue.

O PT também tentou ter Cláudia no palanque majoritário, como vice de Isolda. Sem sucesso. Fez convite a ex-deputada Larissa Rosado, do PSDB, também sem sucesso. E, por fim, chamou o PCdoB para reeditar parcerias firmadas em eleições passadas, com possibilidade de fechar o acordo.

Esse é o cenário no momento. Não deve sofrer grandes alterações, embora em política tudo seja possível, principalmente quando há interesses diversos em jogo.

No mais, a tábua de classificação da corrida pelo Palácio da Resistência permanece sem alteração, conforme todas as pesquisas registradas e divulgadas até aqui. Rosalba lidera, seguida de longe por Allyson, Isolda, Cláudia, Dr. Daniel. Os demais nomes ainda não conseguiram marcar o primeiro dígito.

Quanto à disputa proporcional, a novidade é que a Câmara Municipal ganhou duas novas vagas. Subiu de 21 para 23 vereadores. O aumento vai impactar o quociente eleitoral, puxando para baixo. Por gravidade, beneficiará os partidos de menor porte, que passam a ter melhor chance de eleger representantes ao Legislativo mossoroense.

Dessa forma, é possível projetar que a composição atual do Palácio Rodolfo Fernandes deve sofrer mudança considerável. Muitos que têm mandato hoje serão ex-vereadores a partir de 1º de janeiro de 2021.

Tags:

Mossoró
eleições
Prefeitura de Mossoró
Câmara Municipal
eleições municipais

voltar