As convenções partidárias realizadas entre sexta-feira, 11, e ontem, 14, definiram as chapas que disputarão a Prefeitura de Mossoró nas eleições de 15 de novembro. São cinco chapas homologadas que deverão pedir registro à Justiça Eleitoral até o dia 26 deste mês, conforme determina o calendário eleitoral.
A primeira chapa oficializada foi a da prefeita e candidata à reeleição Rosalba Ciarlini, do Progressistas. Ela terá como candidato a vice-prefeito o empresário Jorge do Rosário, do Partido Liberal (PL).
Rosalba tentará a quinta vitória nas disputas municipais. Ela foi eleita prefeita nas eleições de 1988, 1996, 2000 e 2016. A chapa Rosalba/Jorge tem o apoio de dez partidos: Progressistas, PL, PSDB, MDB, PDT, Republicanos, PSC, Patriotas, Cidadania e DC.
A oposição não conseguiu unificar as forças e vai à disputa dividida em quatro chapas. A primeira foi homologada no sábado, 12, na convenção do Solidariedade, que confirmou a candidatura do deputado estadual Allyson Bezerra. O seu vice é Fernandinho das Padarias, indicado pelo PSD.
Ainda no sábado, o Psol homologou chapa “puro sangue” com o professor Ronaldo Garcia e a estudante Yasmin Dias, candidatos a prefeito e a vice-prefeito, respectivamente. A professora doutora Telma Gurgel, que seria o melhor nome do partido, decidiu pela candidatura à Câmara Municipal.
No domingo, 13, foi a vez do PT homologar a candidatura da deputada estadual Isolda Dantas. Seu companheiro de chapa é o professor e geólogo Gutemberg Dias, do PCdoB, que aceitou retirar a sua pré-candidatura à Prefeitura. A coligação PT/PCdoB terá o apoio do Pros, PMB e Avante.
Nesta segunda-feira, 14, foi a fez do Democratas e do PSL homologarem a chapa Cláudia Regina/Dr. Daniel Sampaio. A convenção, realizada em uma escola do bairro Boa Vista, contou com a presença da Executiva Municipal do PSB, que decidiu apoiar Cláudia/Daniel.
De acordo com o calendário eleitoral, as convenções podem ser realizadas até amanhã, 16. Depois daí e até o dia 26 de setembro, os partidos e coligações devem pedir o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral. No dia seguinte, 27, tem início a propaganda eleitoral.
Tags: