Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 11h30 | 04 Out 2020 | Redação Eleições 2020: em Mossoró, nove policiais disputam mandato de vereador

Presença de profissionais da segurança pública como candidatos nas eleições municipais deste ano também tem se tornado evidente no Rio Grande do Norte, Candidatos afirmam que podem lutar por mais segurança no estado, um dos problemas mais reclamados

Crédito da foto: Reprodução Eleições 2020 são para prefeito, vice-prefeito e vereador

Fábio Vale - Repórter do JORNAL DE FATO

O Rio Grande do Norte figurava até a tarde desta sexta-feira (02) com 10.414 solicitações à Justiça Eleitoral de registros de candidaturas nas eleições municipais deste ano. Desse total, 509 são para o comando do Executivo local e outras 510 para vice-prefeito, além de 9.395 para o legislativo municipal, que inclui vereadores e vereadoras. Até então, todos os pedidos estavam "aguardando julgamento", segundo o site Divulga Cand Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dentre esses números, que se referem ao total de 167 cidades potiguares, há presença de profissionais da segurança pública estadual. A inserção dessa categoria na política também tem se tornado evidente nas eleições municipais deste ano no RN. Para se ter uma ideia dessa dimensão, somente em Mossoró, pelo menos nove policiais disputam o Legislativo municipal, além de candidatos ao Executivo local em cidades como Natal, oriundos da segurança pública.

Um levantamento realizado pela reportagem no site Divulga Cand Contas, do TSE, permitiu constatar que na capital do estado existe uma chapa majoritária formada exclusivamente por profissionais da segurança pública. Trata-se do deputado estadual "Coronel Azevedo" (PSC), candidato a prefeito de Natal junto com o policial civil Erick Guerra, do mesmo partido. Outro candidato ao Executivo da capital potiguar oriundo das fileiras policiais é o "Coronel Helio Oliveira" (PRTB). Natural do Rio de Janeiro, ele é militar reformado.

Outro representante da segurança pública na corrida pela prefeitura de Natal é o "Delegado Sérgio Leocádio" (PSL). Delegado aposentado da Polícia Civil do RN, ele já foi candidato pelo Partido Social Cristão (PSC) a vice-governador. A atual vice de Sérgio na chapa é a também delegada aposentada da Polícia Civil, Deusa Martins (PP).

 

Mossoró tem ao menos nove policiais na disputa ao legislativo municipal

Em meio a centenas de casos, diante da grande quantidade de registros, a reportagem se limitou a levantar também a presença de profissionais da segurança pública dentre os 470 candidatos à Câmara Municipal de Mossoró. Um mapeamento preliminar permitiu identificar que pelo menos nove policiais concorrem ao legislativo mossoroense nas eleições deste ano.

Natural da cidade potiguar de São Rafael, um dos nomes é o do policial civil Ailson Rodrigues (Patriota). Outros quatro representantes levam no nome a patente militar de Cabo. Um é o PM "Cabo Duarte" (SOLIDARIEDADE), natural da cidade potiguar de João Dias. Outro é o militar reformado "Cabo J. Souza" (PSC), natural de Natal. O PM mossoroense "Cabo Sérgio" (PSD) também figura na lista.

O outro é o PM "Cabo Tony Fernandes" (SOLIDARIEDADE), também natural de Mossoró. Tem ainda o PM mossoroense "Carlinhos do Trânsito" (PSC). O também PM "Coronel Gomes" aparece entre os candidatos ao legislativo mossoroense ligado à segurança pública. Em 2018, ele foi candidato a deputado federal pelo PSC.

O PM "SGT Fernandes Pimenta" (PRTB) é outro na lista, além do militar reformado "Sub. Jailson".

 

Policial Civil candidato a vereador em Mossoró fala sobre falta de políticas para segurança

O policial civil com atuação em Mossoró, Ailson Rodrigues dos Santos, é um dos servidores da segurança pública estadual candidato a vereador na cidade. Com 14 anos de profissão, ele conta que a experiência e o trabalho como diretor sindical, e a falta de compromisso dos gestores públicos para com a segurança foram os principais fatores que o motivaram a querer entrar na política.

“Observando a nossa Câmara Municipal não temos nenhum vereador ligado a área da segurança. Bem como a falta de políticas públicas para essa área. Tanto que nosso município figura entre as cidades mais violentas do país”, avaliou. Ailson disse que pretende contribuir com o legislativo municipal levando toda a experiência profissional dele para a Câmara. “Tenho certeza que tenho muito a contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou.

Quando questionado se o trabalho dele na linha de frente na já tão deficitária segurança pública potiguar não faria falta à sociedade, caso ele fosse eleito, ele explicou que pode acumular desde que possa conciliar os horários. Ele destacou que a segurança pública será a principal bandeira da campanha dele. “No entanto, não podemos esquecer as outras áreas, por exemplo, a Educação, saúde e políticas públicas na geração de emprego e renda. Além das responsabilidades do vereador, que é de fiscalizar e legislar no âmbito municipal”.

Ailson ressaltou que pretende defender propostas em prol da segurança pública, que incluem medidas como lutar pela criação de pelo menos mais três delegacias em Mossoró, sendo duas distritais e mais uma especializada, no caso, uma delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. “Monitoramento por câmeras de reconhecimento fácil e de identificação de veículos.
Criação da casa de apoio à mulher vítima de violência doméstica, com apoio psicológico, advogados, cursos profissionalizantes, para o encaminhamento de empregos e ter prioridades no programa Minha Casa Minha Vida. E dependendo da situação, a prioridade na casa para que seja em condomínio fechado”, detalhou.

PM candidato ao legislativo mossoroense diz que segurança também será principal bandeira

E o Cabo Tony Fernandes, de 35 anos de idade e policial militar há 13 anos, conta que o “interesse em entrar na política é decorrente do incentivo de policiais e bombeiros militares que entendem que sua atuação na associação da categoria nos últimos oito anos, aliada a sua qualificação, o credenciam a ser um representante no legislativo”.

Historiador e bacharel em direito pela UERN, Tony diz que decidiu se candidatar para lutar por melhorias na segurança, demais serviços públicos almejados pela população mossoroense, além de fiscalizar as ações do executivo municipal. Com a formação acadêmica também de especialista em Segurança Pública, ele acredita que a vivência que o operador da segurança pública possui, principalmente sendo da base de uma instituição policial e com histórico na luta por direitos, traduzem em um olhar bastante apurado diante das necessidades dos profissionais e população.

“Diante das enormes dificuldades compreendo que a segurança pública carece de representatividade política em nosso município e a participação de um servidor da área traduzirá num ganho para toda a sociedade”, afirmou, destacando que naturalmente a segurança pública será uma temática de primeira linha, sem esquecer os diversos serviços públicos dos quais a população necessita.

“Lutar pela reabertura dos postos policiais com integração das forças de segurança, aparelhamento/armamento da Guarda Civil, incremento de recursos tecnológicos na segurança, retomada do PROERD (programa de resistência às drogas) nas escolas de Mossoró, entre outros”, pontuou ele dentre as principais propostas de mandato.

Tags:

Polícia
Militar
Civil
eleições 2020
RN
Mossoró

voltar