Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO
Começa nesta sexta-feira, 9, o período de propaganda eleitoral no rádio e TV. Diariamente, os candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal terão espaços garantidos em todas as emissoras para apresentação de propostas e repercussão de atos de campanha. A propaganda será veiculada em dois blocos de 10 minutos, de segunda a sábado, com inserções ao longo da programação todos os dias, inclusive aos domingos.
Em Mossoró, a coligação Força do Povo, composta por 11 partidos (PSC, PSDB, CIDADANIA, DC, REPUBLICANOS, MDB, PDT, PATRIOTA, PL, REDE e PP) e encabeçada pela atual prefeita e candidata à reeleição, Rosalba Ciarlini, possui o maior tempo de propaganda no rádio e na TV: são 3 minutos e 57 segundos diários. Em seguida, aparece Cláudia Regina, da coligação Juntos por Mossoró (DEM, PMB, PSB e PSL), com 2 minutos e 23 segundos.
A candidata Isolda Dantas, da coligação Mossoró que o Povo Quer (PT, AVANTE, PV, PCdoB e PROS), tem 1 minuto e 48 segundos. Allyson, da coligação Muda Mossoró (SOLIDARIEDADE E PSD), vem em seguida com 1 minuto e 06 segundos. Ceição, da coligação Mossoró para Todos (PTB e PMN) tem 21,8 segundos, mesmo tempo do candidato Professor Ronaldo, do PSOL.
Nesse primeiro dia de exibição, a ordem sorteada foi a seguinte: Cláudia Regina; Ceição; Rosalba Ciarlini; Allyson; Isolda Dantas e Professor Ronaldo. Pela norma estabelecida, os demais programas seguem sendo apresentados num rodízio onde o último programa do dia anterior passa a ser o primeiro do dia seguinte.
O tempo de rádio e TV é distribuído 10% igualitariamente para todos os candidatos e 90% com base no número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. PT, PSL e PP possuem os maiores tempos de TV. Já PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não terão direito a tempo de TV.
Para o cálculo, os suplentes de deputados federais não foram considerados em nenhuma hipótese. Portanto, em caso de falecimento ou renúncia do titular, a representação a ser considerada será da bancada pela qual foram eleitos no último pleito.
Além disso, em relação àqueles deputados que trocaram de partido, foram levadas em consideração somente as mudanças de filiação informadas à Justiça Eleitoral por meio do sistema FILIA.
No rádio, a propaganda vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, os horários são das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Além dos 10 minutos de propaganda em rede, as emissoras também exibirão comerciais de 30 segundos ou um minuto cada, que serão veiculadas ao longo do dia. Cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários para essas inserções.
De acordo com a Portaria nº 722/2020, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que segue critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE n 23.610/2019, o tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV será dividido ao longo da programação, de segunda a domingo, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador.
Confira a distribuição do tempo de propaganda no rádio e na TV em Mossoró:
- COLIGAÇÃO FORÇA DO POVO – candidata Rosalba Ciarlini (PP):
3 minutos e 57 segundos
- COLIGAÇÃO JUNTOS POR MOSSORÓ – candidata Cláudia Regina (DEM):
2 minutos e 23 segundos
- COLIGAÇÃO MOSSORÓ QUE O POVO QUER - candidata Isolda Dantas (PT):
1 minuto e 48 segundos
- COLIGAÇÃO MUDA MOSSORÓ – candidato Allyson (SOLIDARIEDADE):
1 minuto e 06 segundos.
- COLIGAÇÃO MOSSORÓ PARA TODOS – candidata Ceição (PTB):
21,8 segundos.
- PROFESSOR RONALDO (PSOL)
21,8 segundos.
Tags: