Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 21h15 | 05 Nov 2020 | Redação Câmara dos Deputados confirma cassação do deputado Manuel Marcos

Crédito da foto: Agência Câmara Manuel Marcos foi condenado pela Justiça Eleitoral por compra de votos em 2018

Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Câmara dos Deputados confirmou nesta quinta-feira (5) a cassação do mandato do deputado Manuel Marcos (Republicanos-AC). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa. 

O deputado foi condenado por compra de votos e por utilização indevida dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo de Campanha Eleitoral em benefício de uma empresa de fachada que teria feito material gráfico. Manuel Marcos foi cassado após determinação da Justiça Eleitoral, em processo que começou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre e confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara foi notificada da decisão em outubro e remeteu o caso à Corregedoria Parlamentar da Casa. Na avaliação do corregedor, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), "não cabe à Corregedoria Parlamentar, tampouco à Mesa da Câmara dos Deputados, reapreciar o mérito da decisão judicial". 

Pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, os votos de Manuel Marcos foram anulados e uma recontagem dos votos será feita para informar quem assumirá a cadeira do deputado.

Tags:

Manuel Marcos
Câmara dos Deputados
cassação
TSE

voltar