Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 07h30 | 15 Nov 2020 | Redação Mais de 175 mil eleitores vão decidir o futuro de Mossoró com o voto neste domingo

Seis candidatos e candidatas disputam a segunda mais importante Prefeitura de Mossoró. A prefeita Rosalba Ciarlini tenta a reeleição enfrentando os candidatos Allyson Bezerra, Isolda Dantas, Cládudia Regina, Irmã Ceição e o professor Ronaldo Paiva

Crédito da foto: Arquivo Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró

Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO

Chegou o dia dos mossoroenses escolherem quem irá governar a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte a partir de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2024. São 175.932 eleitores aptos a ir às urnas depositar o voto e a confiança naquele(a) em que eles acreditam ser a melhor opção para conduzir os destinos do município de mais de 300 mil habitantes. A disputa tem como candidatos a atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP), o deputado estadual Allyson (Solidariedade), a deputada estadual Isolda Dantas (PT), a ex-prefeita Cláudia Regina (DEM), a empresária Ceição (PTB) e o Professor Ronaldo (PSOL).

A prefeita Rosalba tem 68 anos de idade, é filha de Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini, casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado e mãe de Carla, Marlus, Lorena e Carlos Eduardo (Kadu). Médica pediatra, Rosalba disputa pela quinta vez o comando de Mossoró. Foi prefeita entre 1988 e 1992, 1996 e 2004 e venceu a última eleição, 2016, derrotando o empresário Tião Couto, então no PSDB.

Rosalba foi ainda eleita senadora (2006) e posteriormente governadora do Rio Grande do Norte (2010). Assumiu a Prefeitura de Mossoró pela quarta vez em 1º de janeiro de 2017, quando encontrou um cenário de dificuldades que precisou superar ao longo dos últimos anos. Durante a campanha, a gestora afirmou que, mesmo com todos os obstáculos, conseguiu “arrumar a casa”, mas que há ainda muito a ser feito.

O deputado estadual Allyson polariza com Rosalba a disputa deste ano. O jovem parlamentar de 28 anos foi eleito para o seu primeiro mandato eletivo em 2018, pelo Solidariedade. Natural de Mossoró, Allyson Bezerra é filho da dona de casa Maria das Neves e do agricultor José Américo. Tem seis irmãos. Viveu até os 12 anos na zona rural, Sítio Chafariz. É servidor público federal, engenheiro Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mestre em Manejo de Solo e Água, também pela Ufersa.

Em 2018, lançou seu nome na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, obtendo, naquele pleito, 20.228 votos em 155 municípios potiguares. Com mais de 13 mil votos, foi o deputado eleito mais votado em Mossoró. Ao longo da campanha deste ano, Allyson prometeu solucionar as demandas da população em diferentes setores, como Saúde, Segurança e Educação. O candidato também direcionou críticas à atual gestão municipal e se colocou como a “mudança” que Mossoró precisa.

A deputada estadual Isolda Dantas (46 anos) é mais um nome na disputa pela chefia do Palácio da Resistência. Filha de agricultor e de uma professora, Isolda perdeu a mãe muito cedo. Na zona rural de Upanema, onde nasceu, junto às suas três irmãs e um irmão enfrentou e superou dificuldades. Cientista social formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pós-graduada em gestão pública pela Universidade de Brasília (UnB), é mãe de Pedro, militante dos movimentos sociais e filiada ao Partido dos Trabalhadores desde os seus 16 anos.

Isolda trabalhou com mulheres e jovens rurais e da periferia de Mossoró, e também no Ministério do Desenvolvimento Agrário dos Governos Lula e Dilma. Foi secretária de cultura e vereadora de Mossoró. Eleita em 2018 com 32.936 votos, Isolda se apresentou na campanha municipal deste ano como a representante legítima da oposição. Defendeu os direitos dos homens e mulheres do campo, prestou contas de sua atuação na Assembleia e cresceu ao longo da disputa.

A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM), após oito anos de ostracismo político, provocado pelas cassações decorrentes das eleições de 2012, tenta voltar ao poder. Cláudia tem 56 anos, é bacharel em Direito pela Uern e em mais de três décadas de vida pública passou por mandatos eletivos, ocupou cargos de gestão e abraçou missões com foco no social. Foi vice-prefeita (2004-2009), vereadora (2009-2012) e prefeita eleita de Mossoró em 2012, sendo cassada em mais de uma dezena de processos e não concluindo sequer o primeiro ano de mandato.

Durante a campanha, Cláudia Regina recordou feitos de sua rápida passagem pelo Palácio da Resistência, como a implantação da Base Integrada Cidadã (BIC) no Santo Antônio e a instalação da empresa de telemarketing A&C. Também se apresentou aos eleitores como a “mudança” que o povo quer, mas não conseguiu reconquistar, pelo menos de acordo com as pesquisas divulgadas durante o pleito, a simpatia do eleitor mossoroense, que em 2012 lhe deu 68.604.

Ceição e Professor Ronaldo completam relação de candidatos

A relação de candidatos que disputam a Prefeitura de Mossoró em 2020 é preenchida pelos nomes de Ceição (PTB) e Professor Ronaldo (PSOL). São postulações com densidade eleitoral menor, de acordo com as sondagens de intenções de voto, e que apresentam aos mossoroenses projetos alternativos de governo.

Maria da Conceição Cesário, mais conhecida por Irmã Ceição, é natural de Mossoró. Tem 46 anos e é casada com o advogado Edson Lobão. Orfã de pai e mãe. Seus pais tiveram 17 irmãos. Foi empregada doméstica, trabalhou como ambulante, posteriormente como professora, diretora de Unidade Básica de Saúde (UBS) e hoje é também bacharel em Direito.

Ceição chegou a assumir, por um curto período de tempo, mandato na Câmara Municipal de Mossoró. Em 2018, foi candidata à deputada estadual, obtendo 627 votos. No pleito deste ano, prometeu, entre outros pontos, construir um Hospital Filantrópico, um Mercado para comerciantes ambulantes e realizar concurso público para a Guarda Civil Municipal. Também protagonizou momentos com bom humor e frases que viralizaram nas redes sociais.

Por fim, a disputa pela Prefeitura de Mossoró conta com a participação do Professor Ronaldo.  Natural de Nova Cruz, o candidato tem 51 anos e é graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Uern, mestre e doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFC), Ronaldo foi professor da Uern entre 1994 e 2012 e atualmente é professor da Ufersa.

Na vida pública, já disputou os cargos de vice-governador (2014), vice-prefeito de Mossoró (2012) e senador da República (2010), sempre pelo PSOL. Na campanha deste ano, Ronaldo optou por não distribuir material impresso e percorreu a cidade praticamente de bicicleta. Defendeu, entre outras ações, mudanças no sistema de transporte público, investimento em turismo e construção de novas unidades de saúde. 

 

Conheça os candidatos a vice-prefeito de Mossoró:

- Jorge do Rosário: 60 anos, empresário. Já foi candidato a vice-prefeito em 2016 e a deputado estadual em 2018. Atualmente, é filiado ao PL e está na chapa encabeçada pela prefeita e candidata à reeleição Rosalba Ciarlini.

- Fernandinho das Padarias: 41 anos, empresário. Disputa sua primeira eleição. Filiado ao PSD, é candidato a vice na chapa do deputado estadual Allyson.

- Gutemberg Dias: 46 anos, professor e empresário. Filiado ao PCdoB, já disputou outras seis eleições (vice-prefeito em 2008, deputado estadual em 2010 e 2018, prefeito em 2012, 2014 e 2016). É candidato a vice na chapa que tem à frente a deputada estadual Isolda Dantas.

- Daniel Sampaio: 45 anos, médico. Disputou em 2018 uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. É presidente do PSL no Rio Grande do Norte. Está na chapa da ex-prefeita Cláudia Regina.

-  Nuraha Aritana: 31 anos, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Filiada ao PMN, é candidata a vice na chapa encabeçada por Ceição.

- Yasmin Soares: 34 anos, estudante. Está na chapa do Professor Ronaldo. É também filiada ao PSOL.

 

Tags:

Prefeitura de Mossoró
eleições
Rosalba Ciarlini
Allyson Bezerra
Isolda Dantas
Cláudia Regina
Irmã Ceição
Professor Ronaldo

voltar