Maricelio Almeida – Repórter do JORNAL DE FATO
A Justiça Eleitoral deferiu o pedido de registro de candidatura de 465 postulantes à Câmara Municipal de Mossoró no pleito municipal deste ano. É o maior número da história. Os candidatos disputam neste domingo, 15, 23 vagas no Poder Legislativo, duas a mais do que a eleição passada. No total, 476 nomes solicitaram registro junto à Justiça. Desses, 11 desistiram ao longo da campanha, por diferentes motivos, e 17 tiveram suas solicitações indeferidas, sendo que sete decidiram continuar na disputa, sub judice.
Entre os nomes que desistiram estão o da vereadora e atual presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro (MDB) e o do vereador Emílio Ferreira (PP). Ex-vereadores que buscavam retornar à Casa Legislativa também não sequenciaram as suas campanhas, como Daniel Gomes (MDB), Jório Nogueira (PSDB) e Tassyo Mardonny (PSC).
Há outras situações delicadas também, como as enfrentadas por Manoel Bezerra (PP) e Claudionor dos Santos (PL), que mesmo com os registros indeferidos, optaram por continuar com o bloco na rua. Em permanecendo a decisão da Justiça, os votos recebidos pelos candidatos não serão contabilizados.
São 23 vagas que estão em disputa, isso porque a Lei Orgânica do Município foi adequada à nova faixa populacional da cidade, que ultrapassou, conforme estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a marca de 300 mil habitantes.
O município, segundo o IBGE, atingiu 300.618 habitantes. Com isso, conquistou o direito a 23 vagas na Câmara, conforme o artigo 29 da Constituição Federal. As 21 vagas eram baseadas na população até 2019: 297.378 habitantes.
RENOVAÇÃO
A Câmara deve ter renovação recorde. Sete vereadores da atual legislatura não concorrem a reeleição, o que já provocará, naturalmente, renovação em pelo menos um terço da composição da Casa. Alex Moacir (PP), Emílio Ferreira (PP), Gilberto Diógenes (PT), Izabel Montenegro (MDB), João Gentil (REDE), Maria das Malhas (PSD) e Sandra Rosado (PSDB) não estão na disputa.
Buscam a renovação do mandato Alex do Frango (PV), Aline Couto (PSDB), Didi de Arnor (PRB), Flavinho (PP), Francisco Carlos (PP), Genilson Alves (PROS), Manoel Bezerra (PP), Ozaniel Mesquita (DEM), Petras (DEM), Raério Cabeção (PSD), Ricardo de Dodoca (PP), Rondinelli Carlos (PL), Tony Cabelos (PP) e Zé Peixeiro (PP).
Pelo menos 24 partidos apresentaram nominatas para o pleito deste domingo (15): Solidariedade, PROS, PSD, PSC, Patriotas, PSB, Cidadania, Republicanos, PSL, PSDB, MDB, DC, Rede, PT, PV, PP, Podemos, DEM, PL, PTB, PMN, PRTB, PCdoB e PSOL.
Tags: