Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 16h00 | 03 Dez 2020 | Redação Vice-presidente afirma em Mossoró que governo é comprometido com o semiárido

Mourão: “Este é um lugar de pessoas lutadoras, criativas, resistentes, esperançosas e solidárias. Pode-se encontrar aqui centenas de experiências e iniciativas, por meio das quais, o povo se mantém vivo. Vamos desenvolver o semiárido nordestino"

Crédito da foto: Maricelio Almeida/JORNAL DE FATO Vice-presidente Hamilton Mourão chegando ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado

Com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi aberto no início da tarde desta quinta-feira (P3) o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró. Além de Mourão estão presentes o ministro da Educação, Milton Ribeiro, os deputados federais Bia Kicis (PSL/DF), General Girão (PSL/RN), além da prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) e o vice-governador Antenor Roberto (PC do B).

Na sua fala, Hamilton Mourão destacou as características gerais do semiárido, afirmando que o governo está investindo para mudar a realidade da região. Enalteceu o evento, afirmando que é importante para debater as ações e investimentos para o desenvolvimento econômico e social do semiárido.

“Este é um lugar de pessoas lutadoras, criativas, resistentes, esperançosas e solidárias. Pode-se encontrar aqui centenas de experiências e iniciativas, por meio das quais, o povo se mantém vivo confirmando aquilo que já foi dito por Euclides da Cunha, que é o sertanejo antes de tudo é um forte”, discursou, para em seguida ressaltar que os debates e discussões no Fórum subsidiarão a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das potencialidades da região e o alcance das metas.

Mesa de autoridades na abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido

O evento está sendo organizado pelo Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas e foi idealizado pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, presidida pelo deputado federal General Girão (PSL-RN).

O Fórum reunirá durante três dias os diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino, envolvendo 13 eixos temáticos.

No sábado (4), a partir das 8h30, uma extensa programação de oficinas com eixos temáticos ocorre na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Durante o Fórum, serão debatidos e discutidos os seguintes eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança - Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação, Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação - TI e Meio Ambiente.

 “A ideia do Fórum foi trazer para cá, para a capital do semiárido, que é Mossoró, a concentração de cérebros. Nós pensamos isso desde o meio do ano passado, quando criamos a Frente Parlamentar. Estamos trazemos para cá uma concentração de cérebros do mundo acadêmico, de setores do executivo Federal, executivo Estadual e Municipal e dos empresários da iniciativa privada. Juntar esses cérebros todos para discutirmos o que pode ser feito para desenvolver o semiárido”, disse o deputado Girão, um dos organizadores.

Um dos pontos a serem discutidos no evento é a interligação das bacias hidrográficas. “O que gente pretende é trazer ideias, não só para o Rio Grande do Norte, mas para todo o semiárido brasileiro.

“O Rio Grande do Norte, se você olhar no mapa, é uma esquina, nós estamos na esquina do Brasil. São 420 quilômetros de litoral, com água salgada em abundância, podendo ter usina de dessalinização para tirar água do litoral e levar para o meio do estado, para alimentar o povo, usar na agricultura, pecuária, tudo isso. Tivemos a ideia do Fórum, que foi abraçada pelos órgãos e pelos empresários. E eu espero que a gente ao final possa ter um plano de desenvolvimento do semiárido, junto com o plano de interligação de bacias”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quinta-feira, 3 de dezembro 2020

- 12h – 13h45: Credenciamento dos participantes e procedimentos de segurança para acesso.

- 14h – 15h40: Abertura oficial – solenidade e palestra magna (a ser proferida pelo Sr. Vice-Presidente da República Hamilton Mourão). Apresentações em plenário dos Ministros de Estado ou seus representantes sobre as ações relacionadas ao Semiárido Brasileiro. Acesso mediante convite.

- 15h45: Abertura da Feira Nacional do Semiárido 2020, a ser feita pelo Sr. Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão.

- 15h50 – 16h10: Visitação da Feira pelos convidados presentes na abertura oficial do Evento.

- 17h – 23h: 1º dia de showroom aberto ao público em geral, com exposição e estandes.

 

Sexta-feira, 4 de dezembro 2020

- 08h30 – 12h | 14h – 17h (intervalo do almoço pode variar): Oficinas setoriais para 13 (treze) eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercados, Relações Exteriores, Recursos Minerais, Turismo, Transporte e Logística, Novas Tecnologias e Inovação, Educação, Comunicação, Meio Ambiente e Segurança (Jurídica e Fundiária) – consolidação das propostas e das oportunidades de desenvolvimento para o Semiárido Brasileiro. Participação por convite ou mediante inscrição individual por eixo temático, via internet, com vagas limitadas por sala.

- 17h – 18h: Encerramento das discussões e debates do Fórum (parte presencial), com previsão de ser feito pelo Sr. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, do Congresso Nacional.

- 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 2º dia de showroom, com exposição e estandes

 

Sábado, 5 de dezembro 2020

- 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 3º dia de showroom, com exposição e estandes.

Tags:

Hamilton Mourão
vice-presidente
Mossoró
desenvolvimento
semiárido
economia
água
energia
produção
tecnologia

voltar