Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 16 Dez 2020 | Redação Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos de Mossoró serão diplomados nesta quarta

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral confere ao candidato que foi eleito o documento oficial, reconhecendo que ele venceu aquela eleição. A cerimônia será realizada com limitação de público em razão da pandemia do novo coronavírus

Crédito da foto: Assembleia Legislativa Prefeito eleito Allyson Bezerra será diplomado nesta quarta-feira, 16

A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano em Mossoró acontece nesta quarta-feira, 16, às 14h, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Silveira Martins. Serão diplomados o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), o vice-prefeito Fernandinho das Padarias (PSD) e os 23 vereadores que irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal.

Em conversa com a reportagem do JORNAL DE FATO, o juiz Vagnos Kelly, da 34ª zona eleitoral, detalhou como será a cerimônia de diplomação. “A diplomação é ato pelo qual a Justiça Eleitoral confere ao candidato que foi eleito o documento oficial, reconhecendo que ele venceu aquela eleição. Nós vamos fazer de forma presencial aqui a diplomação do prefeito eleito e do vice-prefeito eleito e dos vinte e 23 eleitos. Quanto aos suplentes de vereador, eles não participarão aqui de forma presencial, mas eles terão a sua diplomação expedida e já poderão recolher o documento no cartório eleitoral a partir do dia seguinte”.

De acordo com o juiz, a previsão inicial era de que a solenidade acontecesse no Teatro Dix-huit Rosado, como ocorre tradicionalmente, mas em virtude do agravamento da situação da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral optou por restringir a participação do público externo no evento, limitando a cerimônia aos eleitos e a um familiar de cada candidato vitorioso, além da imprensa.

“A previsão era fazer como sempre nas eleições é feito, no Teatro, porque eu considero que esse é um momento importante, tanto para os candidatos que foram eleitos quanto para os eleitores, que são os protagonistas de tudo isso. O eleitor quer festejar, quer celebrar, quer a cerimônia, a solenidade, eles querem estar ao lado dos candidatos em quem eles votaram e ajudaram, mas esse ano é um ano atípico e podemos dizer que estamos na segunda onda de contaminação, os leitos de UTI já estão quase todos preenchidos”, disse.

Vagnos Kelly relata ainda que chegou a pensar em realizar a diplomação de forma agendada e individualizada. “Seria no mesmo dia, só que cada candidato eleito teria um horário determinado. Então, viria ele, a família, naquele horário específico, ou seja, 20 minutos para cada um, mas posteriormente a isso a corregedoria de Justiça Eleitoral baixou uma norma quanto à diplomação para esta eleição, permitindo que fosse feita ou por videoconferência ou presencial, mas com uma série de restrições, com mais restrições ainda do que continha a minha portaria aqui local”, complementa.

A portaria da Corregedoria Eleitoral só permite que cada candidato eleito leve um acompanhante para a solenidade. “Ao invés de fazer como eu pensava, de forma escalonada, passei a planejar uma solenidade só com todos no mesmo horário, já que o número de pessoas vai ser bem menor do que o que a gente esperava antes. Já adianto que ao contrário do que ocorria em anos anteriores, onde realmente existia toda uma solenidade muito bonita, com cerimonial, discurso, provavelmente não vai haver isso nesta quarta”, revela Vagnos Kelly.

A cerimônia será breve e deve contar com, no máximo, 60 pessoas. “Vai ser algo mesmo pra falar a importância daquele ato, dar as boas-vindas, os parabéns pra os candidatos que foram eleitos, fazer a entrega do diploma e a assinatura da ata. Aí logo em seguida eu vou deixar liberado para os candidatos que quiserem tirar alguma foto, mas será algo realmente muito rápido, para que o tempo de contato seja o mínimo possível. Não podemos brincar com a doença, com a pandemia da Covid-19”, conclui Vagnos Kelly.

Fonte: JORNAL DE FATO

Tags:

Allyson Bezerra
Fernandinho das Padarias
prefeito
vice-prefeito
vereador
Mossoró
Justiça Eleitoral

voltar