Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 27 Nov 2021 | redação Robinson diz que apoia a reeleição de Bolsonaro, embora o PSD seja oposição

Crédito da foto: Reprodução Ex-governador Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, cumpriu agenda em Natal

Por César Santos – Da Redação

O ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, disse nesta sexta-feira, 26, que o seu partido no Rio Grande do Norte vai apoiar o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro, contrariando a posição nacional da sigla que está comprometida com a pré-candidatura à Presidência da República do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). Segundo Robinson, o PSD tem liberdade nos estados, por isso, ele não terá dificuldades de caminhar com Bolsonaro em 2022.

O anúncio foi feito durante encontro estadual do PSD, em Natal, com a presença do presidente nacional do PSD, ex-governador de São Paulo Gilberto Kassab. Robinson disse que o PSD potiguar tem posição clara para as eleições de 2022 em relação à sucessão presidencial e que o trabalho agora é para definir apoio à candidatura para o Governo do Estado. Kassab, que prestigiou a posse da nova presidente do PSD Mulher no Rio Grande do Norte, a vereadora natalense Camila Araújo, não discordou de Robinson.

Mesmo assim, o evento expôs divisão no PSD potiguar. Dos três deputados estaduais, apenas Galeno Torquato esteve presente. Jacó Jácome e Vivaldo Costa, que apoiam a governadora Fátima Bezerra (PT), não compareceram.

 

Live

O líder do PSD estadual assumiu a posição de público para evitar mais embaraços em Brasília, uma vez que o seu filho, ministro das Comunicações, Fábio Faria, perdeu prestígio político no Planalto e viu o outro ministro potiguar, Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, se fortalecer para ter o apoio do presidente Bolsonaro à candidatura ao Senado pelo RN, cargo desejado por Fábio. Como o PSD faz oposição a Bolsonaro, gerou incômodo o partido ser controlado no RN pelo grupo do ministro das Comunicações.

Bolsonaro, que convidou Rogério Marinho para seguir com ele para o Partido Liberal (PL), tem sinalizado, nos últimos dias, que o titular do Desenvolvimento Regional é o seu preferido para o Senado. Na quinta-feira, 25, o presidente levou Marinho para a sua tradicional live, a quem coube anunciar a próxima visita de Bolsonaro ao RN, em janeiro próximo.

O presidente Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho se filiarão ao PL na próxima terça-feira, 30, por onde disputarão a reeleição e um mandato de senador, respectivamente.

Aliança com prefeito de Mossoró dificulta Fábio no Progressistas

Não é apenas a posição dúbia do PSD do RN que cria dificuldades para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, viabilizar a sua candidatura ao Senado nas eleições 2022. Ele negocia filiação ao Progressistas, mas faz aliança política com adversários do presidente estadual do partido, deputado federal Beto Rosado.

Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado e principal reduto do presidente do Progressistas, Fábio faz parceria com o presidente Allyson Bezerra, do Solidariedade, inimigo político declarado de Beto Rosado. Um palanque com Allyson e Beto em 2022 é impossível não apenas pelo confronto radical desde as eleições municipais de 2020, mas também por projetos políticos eleitorais que os colocam em caminhos bem distantes.

Beto Rosado é candidato à reeleição. O prefeito Allyson anunciou que vai derrotá-lo nas urnas com o seu candidato Lawrence Amorim (Solidariedade), atual presidente da Câmara Municipal. Dessa forma, Fábio Faria terá dificuldades de ter o apoio do Progressistas e do prefeito de Mossoró ao mesmo tempo.

O Progressistas potiguar, inclusive, tem simpatia pelo ministro Rogério Marinho ao Senado. Beto prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Marinho, ocorrida em setembro no município de Caraúbas.

Tags:

Robinson Faria
Jair Bolsonaro
Gilberto Kassab
Fábio Faria
PSD
PL
Rogério Marinho

voltar