Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 10h15 | 25 Set 2023 | redação Incêndios em áreas de mata têm se tornado cada vez mais frequentes no RN

Crédito da foto: Ilustrativa Apenas em um dia, foram 11 ocorrências de incêndio em mata no semiárido potiguar

Por Fábio Vale / repórter do JORNAL DE FATO

Os incêndios em áreas de mata têm se tornado cada vez mais frequentes nos últimos dias no Rio Grande do Norte. São ações, intencionais ou não, que resultam em queimadas em vegetação até mesmo em ambientes residenciais, trazendo prejuízos não só ao meio ambiente em si, mas a toda população ao redor. Esse é o alerta que vem sendo feito constantemente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRN).

Um dos casos de fogo em áreas de mata mais recente registrado pelo CBMRN foi na manhã da última sexta-feira (22). O fato se deu na região do município de Caicó, localizado no Seridó. Equipes da corporação foram acionadas para atender a ocorrência e conseguiram controlar as chamas que estavam se alastrando em um local de estrada de barro e com vegetação intensa.

"Mais uma manhã de combate ao fogo no interior do nosso Estado. Pedimos a todos que evitem fazer fogueiras e descartar lixos nas estradas", orientou a corporação ao divulgar o ocorrido na ocasião. "A simples fogueira pode virar um incêndio devastador. Nos ajude a preservar. Abrace o Meio Ambiente", complementou a mensagem do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

 

Semiárido potiguar registra 11 ocorrências de incêndio em mata em um dia

Apenas em um dia, foram registradas mais de dez ocorrências de incêndio em mata no semiárido potiguar. A recente informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). Segundo a corporação, os 11 casos de queimadas em vegetação ocorreram no último dia 16.

 

 

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado compartilhou diversas imagens com registros de equipes do órgão atuando para controlar o fogo nas diferentes situações. A corporação aproveitou o momento para reforçar a necessidade de se ter cuidado com ações que podem provocar tais incêndios.

 

"Sabe-se que mais de 90% das queimadas, especialmente nesta época do ano, ocorrem por ação humana, seja ela intencional ou não. Muitos começam com uma 'simples' queima de lixo ou limpeza de terreno e logo ganham grandes proporções, destruindo o meio ambiente, extinguindo ou afrontando animais silvestres e prejudicando a saúde da própria população ao inalar significativa quantidade de fumaça", enfatizou a corporação.

"Que amanhã, os próximos dias e meses sejam mais conscientes, afinal, só existe um fogo que você pode evitar: o próximo", ressaltou a mensagem do Corpo de Bombeiros Militar do RN, informando que o telefone para denúncias é o 190 e o 193 para queimadas.

 

Alto Oeste potiguar também tem registrado incêndios em áreas de mata

Além das regiões Oeste, com Mossoró e cidades circunvizinhas, e o Seridó, com Caicó, outros municípios do interior do Rio Grande do Norte também têm sido atingidos pelos incêndios em áreas de mata. É o caso do Alto Oeste potiguar, com recentes registros de queimadas em vegetação.

Na semana passada, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRN) combateram fogo às margens da BR-405, na cidade de Pau dos Ferros. O fato se deu na manhã do domingo passado, nas imediações do Instituto Federal do RN, mais conhecido como IFRN.

"O clima seco fez o fogo rapidamente se espalhar, mas logo foi controlado pelos bombeiros. Ninguém se feriu", informou comunicado da corporação, logo após o ocorrido.

Assú

No começo deste mês, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado também foram acionadas para combater um incêndio na área rural da cidade de Assú. O fogo rapidamente se alastrou no mato seco e foi necessário cerca de 30 minutos para os bombeiros controlarem as chamas. O ocorrido não teve vítimas.

 

Mossoró tem registrado recorrentes casos de incêndios em áreas de mata

 

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte também tem registrado recorrentes casos de incêndios em áreas de mata. Infelizmente, o cenário de fogo, fumaça e vegetação queimada tem se tornado frequente na paisagem de determinados locais de Mossoró.

Na manhã do último dia 11, as chamas atingiram uma área de mata nas proximidades do Hospital do Câncer, no bairro Abolição III. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRN) foram acionadas para atender a ocorrência e conseguiram combater o fogo.

"Ao chegar ao local a equipe isolou a área e realizou o combate às chamas. Ninguém se feriu", informou a corporação logo após o ocorrido, aproveitando a ocasião para reforçar um aviso. "Nesse período de clima mais quente e seco, existe maior propensão para o surgimento de princípios de incêndio em terrenos baldios", alertou.

"Por isso, reforçamos a importância de não jogar lixo nessas áreas, nem utilizar o fogo como forma de limpar o terreno", orientou a mensagem do Corpo de Bombeiros Militar do RN, reforçando que por conta do período de estiagem, o tipo de vegetação e o clima da nossa região, os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são considerados como os de maior incidência de queimadas.

A instituição chamou atenção ainda para fatores como altas temperaturas e ventos fortes, além de atos intencionais e a negligência humana, dentre causas deste tipo de incêndio.

Tags:

RN
incêndio
bombeiros
mata

voltar