Vinte e cinco internos privados de liberdade do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio (CPAMN), em Mossoró, concluíram nesta segunda-feira (3), curso de mecânico de refrigeração, com aptidão à manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar condicionado, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), numa ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MTP) e Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).
Nas 160 horas/aula do curso, os internos aprenderam de forma teórica e prática a instalar, identificar defeitos, montar e desmontar aparelhos do tipo split. Além de troca de gás, substituição de peças, soldagem em tubulações e a realização de instalações elétricas dos equipamentos. Os cursos preparam os privados de liberdade para o mercado de trabalho, oportunizando uma nova perspectiva de futuro.
O diretor da CPAMN, policial penal Rodolpho Saldanha, explicou que outra turma de mecânico de refrigeração já foi formada e as aulas iniciarão ainda esta semana. Os presos cumprem pena no Pavilhão de Reintegração Social. Todos eles foram selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) com histórico de excelente conduta carcerária e aptidão ao trabalho e ao estudo.
A meta inicial é capacitar 1.325 internos. São ofertados os cursos de Pintor de Obras, Eletricista Instalador Predial, Encanador Hidráulico, Pedreiro de Alvenaria, Fabricação de Salgados, Fabricação de Bolos Regionais, Bolos e Tortas Decorados, Confeiteiro, Padeiro, Costureiro Industrial do Vestuário, Mecânico de Máquina de Costura e Mecânico de Refrigeração. Todas as aulas são acompanhadas e supervisionadas pela Polícia Penal.
Tags: