Quarta-Feira, 12 de fevereiro de 2025

Postado às 16h30 | 12 Fev 2025 | redação Passeios turísticos no RN tinham preços tabelados e rotas controladas pelo crime

Crédito da foto: Fernanda Zauli/g1 Passeio pelas dunas e lagoas de Búzios era um dos alvos dos criminosos

Por g1

Passeios turísticos realizados no litoral do Rio Grande do Norte tinham preços tabelados e rotas controladas por uma associação criminosa, segundo informou a Polícia Civil.

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (12) prendeu três pessoas - duas por força de mandados de prisão e outra em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo. A ação foi comandada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

Segundo a polícia, a associação criminosa atuava na exploração ilegal de passeios turísticos no litoral do Rio Grande do Norte. O grupo fazia ameaças e praticava violência para impor o tabelamento de preços e controlar o acesso às rotas de passeio, restringindo a atuação de outros profissionais do setor.

Ainda de acordo com a polícia, as atividades ilícitas se estendiam tanto pelo litoral sul quanto pelo litoral norte do estado. As investigações foram iniciadas a partir de denúncias de turistas e trabalhadores do setor, que relataram ameaças e coerção por parte dos suspeitos.

Durante a operação, dez mandados judiciais foram cumpridos, sendo dois de prisão e oito de busca e apreensão, em cidades como NatalParnamirimNísia Floresta e João Pessoa (PB).

"Os alvos identificados incluem lideranças e integrantes do grupo criminoso, que coagiam profissionais do setor turístico, impedindo-os de trabalhar e impondo sanções arbitrárias", informou a polícia.

Foram apreendidas armas de fogo, munições, documentos e outros materiais que subsidiarão o andamento das investigações.

g1 perguntou à Polícia Civil desde quando o grupo atuava na região e quantas pessoas, ao todo, participavam dos crimes, mas não recebeu respostas sobre o assunto até a última atualização desta reportagem.

Segundo a polícia, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Tags:

RN
polícia
segurança

voltar