Após o furto de quase 3 km de cabos de energia entre o domingo (13) e a segunda-feira (14), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação nesta terça-feira (15) para combater o furto de fios da rede elétrica na região Oeste potiguar.
Somente nos últimos seis meses, foram registradas 29 ocorrências desse tipo na região, segundo a Polícia Civil. O prejuízo estimado é de R$ 700 mil.
Durante a Operação Filamento, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em cinco municípios: Mossoró, Assu, Tibau, Areia Branca e Serra do Mel.
Em Assu, uma pessoa foi autuada em flagrante pelo crime de receptação, ao ser encontrada com produtos roubados.
"A maior parte dos mandados se dirigiu a estabelecimentos comerciais. Parte deles em Mossoró e alguns em outras cidades da região", disse o delegado Elvis Tavares.
De acordo com a Polícia Civil, a operação visa reunir provas para auxiliar nas investigações em andamento sobre os furtos de fios da rede elétrica e desarticular o esquema criminoso que tem atuado com frequência na região da Costa Branca.
Somente entre a madrugada do último domingo (13) e a madrugada de segunda-feira (14), criminosos furtaram quase 3 km de fios da rede de média tensão em cidades do oeste potiguar, segundo a distribuidora de energia do estado.
No domingo, foram furtados quase 2 km de fios nas praias de Ponta do Melo, Pedra Grande e Praia dos Rosados, entre Areia Branca e Porto do Mangue, deixando 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas.
Cerca de 24 horas depois, na madrugada de segunda-feira, na região rural conhecida como Serra Vermelha, entre Areia Branca e Mossoró, foram furtados 900 metros de cabos, afetando 313 unidades consumidoras, incluindo unidades de saúde, escolas, serviços de telefonia e internet, restaurantes e pousadas.
A "Operação Filamento" faz referência ao filamento condutor, geralmente de cobre, que é comercializado pelos criminosos.
Fonte: g1
Tags: