Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 22 Set 2019 | Redação Onda de arrastões em casas de Mossoró é recorrente e faz aumentar sensação de insegurança

Bandidos arrombam os imóveis, fazem as vítimas de reféns e levam os mais diversos tipos de bens possíveis. Situações como essas têm resultado no aumento da sensação de insegurança na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Insegurança castiga

Crédito da foto: Reprodução População é vítima de arrastões

JORNAL DE FATO/Fábio Vale

Em meio aos crimes de homicídios e assaltos praticados em vias públicas, a população da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte ainda tem de conviver com a onda de arrastões instalada no município. A invasão de residências durante ações criminosas tem deixado os moradores de Mossoró aterrorizados.

O “lar doce lar” tem sido violado de forma recorrente na chamada “capital do Oeste”. Bandidos arrombam os imóveis, fazem as vítimas de reféns e levam os mais diversos tipos de bens possíveis. Situações como essas têm resultado no aumento da sensação de insegurança. É o que revelam relatos como de uma moradora do bairro Abolição II (zona oeste).

A mulher, que tem a identidade preservada pela reportagem, contou que esse tipo de crime atingiu uma residência perto da família dela. “Eu moro no 2 (Abolição), e entraram na casa em frente à nossa”. Ela disse que a ação criminosa refletiu até na rotina. “A família está traumatizada e está se mudando para um apartamento em Natal”.

Ela relatou ainda como se deu o delito. “Os ladrões ficaram uma hora na casa, da 1h30 às 2h30 da madrugada do feriado de 7 de setembro. Levaram o carro da família com três aparelhos de TV, quatro aparelhos de celular, micro-ondas, liquidificador e a feira da casa, inclusive carnes”, detalhou.

 

ANUÁRIO DA SEGURANÇA

A onda de ataques contra residências é uma problemática nacional que afeta também todo o Rio Grande do Norte. É o que demonstra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, divulgado neste mês pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A publicação registrou 535 roubos a residências no ano de 2017 no estado potiguar, contra 538 em 2018.

População recorre à instalação de câmeras de segurança e de cerca elétrica

Diante do medo da criminalidade, a população não se limita a esperar por ações do poder público. Quando dispõe de um determinado poder aquisitivo, os moradores buscam adotar medidas de segurança privada, como a instalação de câmeras de monitoramento e de cerca elétrica.

A família da moradora citada no começo desta matéria também recorreu a essas medidas. Ela relatou até que foi a câmera de segurança da casa da família dela que registrou o assalto ocorrido na casa da frente; e que após o ocorrido, colocaram cerca elétrica. “Geralmente, a gente só toma providências depois”, confessou.

“Por muito pouco não entraram na casa da minha irmã. As câmeras registraram eles tentando entrar”, relatou, enfatizando que a casa conta agora com câmeras, cerca e até cão de guarda. A moradora disse ainda que, diante da criminalidade, até as árvores da rua foram retiradas.

“Na minha rua, arrancaram todas as árvores para não atrapalhar as gravações das câmeras. É triste não ter mais uma árvore na rua nem para estacionar o carro na sombra, por conta da bandidagem”, lamentou.

 

Mossoró registra madrugada de arrastões

Na madrugada do último dia 13, Mossoró foi alvo de pelo menos três invasões de residências, com arrastões. Os crimes foram registrados em diferentes bairros da cidade e resultaram em diversos objetos das vítimas levados pelos bandidos.

A informação é de que o primeiro aconteceu por volta das 3h30, quando bandidos armados invadiram uma casa no conjunto Resistência por trás da subestação da Chesf e fizeram um arrastão na casa. Os ladrões levaram objetos e um carro tipo Kia Soul de cor prata. No mesmo horário, três criminosos, ocupando um Corolla da mesma cor, abordaram um motorista de aplicativo que chegava à residência.

Os criminosos promoveram um arrastão no local, onde levaram uma TV LCD de 32 polegadas, um ventilador, a quantia de R$ 400,00 em espécie e um celular. Em seguida, o relato é de que os mesmos bandidos foram ao conjunto Abolição I e arrombaram o portão de uma casa, rendendo toda a família, que ficou de refém sob ameaças de morte. Na casa, os criminosos levaram quatro televisores, notebook, dois celulares e dois ventiladores.

Após diligências da Polícia Militar, os dois veículos roubados e parte do material subtraído das vítimas foram recuperados e devolvidos para os devidos proprietários. Nenhum suspeito foi preso.

 

RETORNO

A reportagem encaminhou e-mail no decorrer desta semana para as assessorias de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED) e da Polícia Militar para informações sobre recorrentes assaltos à mão armada em vias públicas e invasão de residências em Mossoró e solicitando dados sobre o registro dessas ocorrências e que ações são adotadas para coibir, mas, até o fechamento desta matéria, não houve um retorno.

Tags:

Segurança
Mossoró
assalto
arrastão
roubo
RN

voltar