Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 27 Fev 2018 | Redação Governo do Estado não apresenta proposta, audiência fracassa e greve continua na Uern

Representantes do governo disseram que não têm como apresentar proposta diante da crise financeira que atravessa o Estado e o comando de greve rebateu afirmando que não tem como trabalhar em receber salários. A greve na Uern foi iniciada em 2017

Crédito da foto: Aduern Professores decidiram em assembleia que a greve continua por tempo indeterminado

BLOG DO CÉSAR SANTOS

Perda de tempo.

Assim foi considerada, por setores da greve dos professores da Uern, a reunião de representantes do Governo do Estado com representantes da Associação dos Docentes (ADUERN), realizada nesta segunda-feira (26), na Governadoria, em Natal.

Nenhuma proposta concreta foi apresentada para atender a única reivindicação dos professores, que a atualização dos salários.

Os secretários Cristiano Feitosa (Administração), Gustavo Nogueira (Planejamento) e Tatiana Mendes Cunha (Gabinete Civil) apenas expuseram a situação do Estado e disse que o governo não tinha como apresentar proposta, sob o risco de não cumpri-la.

A presidente da Aduern, professora Rivânia Moura, criticou o comportamento do governo. “Nenhum trabalhador é obrigado a trabalhar sem receber salários”, reagiu. Rivânia destacou o documento conjunto elaborado pela Reitoria ADUERN, SINTAUERN e DC, em defesa da instituição, que demonstra a preocupação e a responsabilidade com a Universidade bem como a disposição para o diálogo com o governo. Ressaltou que o apelo deve ser feito para o governo e que não há possibilidade de encerrar o movimento grevista sem que haja uma proposta coerente para os servidores da universidade.

A estudante Glisiany Plúvia, que preside o Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi enfática em afirmar que os estudantes querem o fim do movimento grevista, mas que isso não pode acontecer antes que os salários dos servidores sejam pagos e as bolsas estudantis sejam garantidas. Ela lembrou que a luta em defesa da universidade é cotidiana e “o descaso do governo é um verdadeiro inimigo para o funcionamento da instituição.”

O reitor Perdro Fernandes também foi taxativo na defesa do movimento grevista. Ele lembrou que em algum momento tentou dialogar com as categorias para que o movimento fosse encerrado, “mas a crise se tornou tão aguda e agressiva na vida dos servidores da Uern, que é impossível retornar aos postos de trabalho sem nenhuma proposta para as categorias.”

A greve segue sem solução. Os professores iniciaram o movimento no dia 10 de novembro de 2017. Em janeiro, a greve recebeu a adesão dos técnicos administrativos.

A categoria pede que o governo atualize os salários, que estão em atraso desde janeiro de 2016, e também solicitam um calendário de pagamento em dia.

ACOMPANHE OS BASTIDORES DA POLÍTICA NO BLOG DO CÉSAR SANTOS

Tags:

Greve
Uern
audiência
Governo do RN
professores
salários

voltar