Sábado, 18 de maio de 2024

Postado às 10h15 | 21 Mai 2018 | Redação Com a aproximação do período junino, procura por milho verde aumenta significativamente

Crédito da foto: Allan Phablo/Arquivo Consumidores já iniciaram busca por milho verde em Mossoró

O período junino tem características próprias, como a dança, os fogos de artifício e as comidas típicas. O principal produto, aquele que não pode faltar nos encontros juninos, é o milho, além dos seus derivados. Faltando menos de 15 dias para uma das melhores épocas do ano, a venda de milho, canjica e pamonha já está a todo vapor.

A venda de milho verde ocorre por meio de pequenos e grandes comerciantes. Prova disso é que, ao andar nas ruas, já é possível encontrar pequenos comerciantes com suas tendas montadas, vendendo milho verde e produtos derivados dele. Nos locais que vendem em grande quantidade, a procura pelo produto aumentou consideravelmente.

A dona de casa Francisca Souza disse que, na sua casa, é tradição ter milho, canjica e pamonha nesta época do ano. “Todos os anos, quando vai chegando perto do são-joão, eu já vou comprando com mais frequência o milho, para poder fazer pamonha e canjica. É uma coisa que já virou rotina aqui em casa”, contou.

Francisca Souza disse ainda que existe o hábito, na rua em que mora, de reunir os amigos da vizinhança e assar milho nas noites de fogueira (noites de Santo Antônio, São João e São Pedro). “Sempre que está perto das noites de fogueira, a gente (vizinhos) se reúne e compra várias espigas de milho. Acendemos a fogueira e fazemos uma verdadeira festa em comemoração às datas”, disse.

É neste período, também, que os pequenos vendedores investem na compra e revenda do produto, uma vez que a cultura de comer milho entre os mossoroenses é grande. O vendedor ambulante Marcos Nogueira explicou que neste período a venda de milho é bem maior do que no decorrer dos outros meses.

“Acho que, devido ao período junino, as pessoas aumentam o hábito de comer milho verde, seja ele cozido ou assado. Já é tradição entre os mossoroenses aumentar o consumo neste período. Nos outros meses do ano, eu também vendo milho verde, mas percebo que o consumo não é tão grande como nesta época do ano”, disse o vendedor.

Francisca Souza informou que, apesar de o milho verde ser vendido durante todo o ano, sente um pouco de dificuldade em comprar o produto quando não é período junino. “Eu sempre procuro milho verde para comprar, mas só consigo achar em locais especializados na venda do produto. Acho que é porque durante o mês de junho a procura é bem maior, e os pequenos comerciantes aproveitam para vender também”, disse.

O milho verde se tornou o principal produto da culinária nordestina no período junino, sendo responsável por ser o item fundamental de vários pratos típicos. Com ele, é possível fazer canjica, pamonha, munguzá e vários outros pratos. O grão é uma excelente fonte de energia, contém alto teor de carboidratos e possui quantidade considerável de vitaminas A e B1, sais minerais e fósforo.

Tags:

milho verde
Mossoró
período junino
procura

voltar