Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 17h30 | 20 Dez 2017 | Redação Com paralisação das polícias e Natal em pânico, governo pede ajuda da Força Nacional

Policiais militares e civis limitaram o trabalho nas delegacias, reduzindo o patrulhamento nas ruas das cidades do Rio Grande do Norte. Com a insegurança, o governo pediu incremento da Força Nacional no RN. Em Natal, o comércio fechou as portas

Crédito da foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi Lojas na Cidade Alta, em Natal, fecharam as portas após pânico e correria

Sem policiamento nas ruas devido a paralisação dos policiais militares e civis, em protesto ao atraso de salários, o governador Robinson Faria (PSD) solicitou ao Governo Federal um incremento no números de policiais da Força Nacional e o apoio das Forças Armadas, para atuar no Rio Grande do Norte.

O documento foi direcionado, nesta quarta-feira (20), ao Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Sérgio Westphalen Etchegoyen. O governo argumenta que o movimento iniciado por servidores da segurança do Estado tem comprometido a normalidade do serviço público oferecido por essas categorias.

Os policiais militares iniciaram o movimento na terça-feira (19), limitando o número de homens e viaturas nas ruas. Hoje foi a vez dos agentes, delegados e escrivães da Polícia Civil iniciarem o protesto, se limitando ao trabalho em regime de plantão. Os agentes penitenciários também iniciaram greve hoje e os presídios estão sendo operados com efetivo reduzido.

Por consequência, as cidades estão desguarnecidas, sem segurança. Na capital, um supermercado sofreu um arrastão e dois bancos foram alvos de criminosos. Também houve pânico e correria nos centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta, os maiores de Natal. Por volta das 15h várias lojas fecharam as portas, houve pânico e correria de clientes. A PM confirma dois assaltos a estabelecimentos comerciais no Alecrim.

Em Mossoró, segunda maior do RN, apenas duas viaturas estão nas ruas para patrulhar uma cidade com 300 mil habitantes.

Essa é a terceira vez que o atual governo solicita ajuda à Forças Armadas. Em agosto de 2016, 1.200 militares do Exército e da Marinha vieram para o RN para auxiliar no patrulhamento das ruas. O pedido foi feito pelo governador após uma série de ataques criminosos a ônibus e prédios públicos desencadeados com a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios do Estado.

Em janeiro deste ano, o governo voltou a pedir reforço das Forças Armadas. Militares do Exército, Aeronáutica e Marinha atuaram nas ruas de Natal e de cidades da Grande Natal, com o objetivo de coibir novas ondas de ataques a ônibus. Dessa vez os ataques começaram após a rebelião de Alcaçuz.

LEIA MAIS

Greve dos servidores da saúde fecha centro clínico do maior hospital do RN

Apenas duas viaturas da polícia estão nas ruas de Mossoró

Polícia Civil reduz atendimento em delegacias

Tags:

Forças Armadas
polícias
Governo do RN
insegurança
greve
salários

voltar